Rondônia, segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 21 de Maio de 2019 - 11h02

Prefeitura constrói aceiros em área da Base Aérea para evitar propagação de incêndio

da Redação


Prefeitura constrói aceiros em área da Base Aérea para evitar propagação de incêndio

O período de estiagem em Porto Velho é normalmente marcado pela grande quantidade de incêndio em diversas áreas rurais e também urbanas. Nos últimos anos, a área de floresta pertencente à Base Aérea, na região do Espaço Alternativo, foi alvo de queimadas intensas. Para evitar que este ano a cena se repita, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Brigada Municipal construíram aceiros no local.

A medida, explica o subsecretário Robson Damasceno, da Sema, faz parte de um programa preventivo para evitar que a vegetação e os animais sejam consumidos pelas chamas nesse período de verão amazônico.

Como a área é bastante extensa e um incêndio no local produz grande quantidade de fumaça, o trabalho também vai evitar que muitas pessoas, especialmente idosos e crianças, sofram com doenças respiratórias devido a inalação da fumaça tóxica.

“Aceiro é o desbaste de um terreno em volta de propriedades, matas e florestas, para impedir propagação de incêndios. O local possui incidência de focos de calor e devido à proximidade com o aeroporto, necessita de segurança e prevenção quanto a acidentes”, acrescentou Damasceno.

Capacitação
De acordo com a chefe da Brigada Municipal, Carmem Cristina, antes de colocar em prática a construção dos aceiros, foi realizado um curso de capacitação com 30 brigadistas novatos para que aprendessem a operar o trator de arado e gradagem disponibilizado pela Sema.

“O curso também vai servir para vários outros tipos de combate. Às vezes, quando o foco está muito grande, temos que fazer uma linha de atuação bem à frente. É para isso que vai servir. Nós temos as lâminas de arado para gente poder fazer esse tipo de serviço”, disse Cristina.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/prefeitura-constroi-aceiros-em-area-da-base-aerea-para-evitar-propagacao-de-incendio)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions