Rondônia, 15 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Prefeitura contrata brigada para conter queimadas

Sexta-feira, 14 Agosto de 2015 - 08:43 | RONDONIAGORA


O Ministério do Meio Ambiente apontou a Região Norte como área em estado de emergência ambiental em função das queimadas urbanas e florestais. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) assumiu como prioridade de seus trabalhos as ações de combate às queimadas. Ao longo do primeiro semestre de 2014 a Sema recebeu 160 denúncias de focos de incêndio, neste ano o número quase que dobrou, chegando a 304 denúncias até o final de julho.



De acordo com Washington Cortez, chefe da Divisão de Fiscalização da Sema, as queimadas urbanas ainda derivam, em sua maior parte, do costume de uma parcela da população que ainda queima folhas e galhos de árvores nos quintais e nas frentes de suas casas, enquanto que o principal motivo dos incêndios nas áreas rurais continuam sendo as queimadas nos campos para a plantação de novo pasto.

Marcos Gleison, diretor do Departamento de Monitoramentos e Fiscalizações da Sema, disse que o fenômeno climático El Niño tem colaborado para a baixa unidade do ar na Amazônia, o que propicia a proliferação dos incêndios. “As consequências para a saúde pública têm sido danosas, de forma que a população precisa estar atenta para que os focos de incêndios não se proliferem”, afirmou.

Em conjunto com outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais, a Sema está priorizando as ações de combate aos incêndios. Uma forma pela qual isso ocorre é por meio das atividades da Divisão de Educação Ambiental da Sema, sob a chefia de Michele Tolentino, que vem realizando blitz educativas e Pit Stops em diversos pontos da cidade, como também palestras nas escolas. Como medida mais coercitiva a Sema está intensificando, por meio das ações da Divisão de Fiscalização, as notificações e as emissões de autos de infração aos responsáveis por queimadas. Até o final deste mês deverá ser contratada uma brigada de combatentes às queimadas. Trinta bombeiros civis serão contratados pela Prefeitura e qualificados pelo Corpo de Bombeiros Militares, que também vão disponibilizar equipamentos adequados para o serviço.

O secretário adjunto da Sema, Tiago Gazoni, pede à população que evite as queimadas. Nos casos de limpezas de terrenos, disse o secretário, as pessoas devem colocar os materiais em sacos plásticos para que os caminhões de coletas de lixos os apanhem. “Nos casos de denúncias sobre foco de incêndios, o denunciante deve procurar passar corretamente o endereço do local. As denúncias podem ser feitas pelo Telefone 0800 647 1320. Não é preciso que o denunciante se identifique. Os nossos fiscais estão de plantão inclusive aos sábados e domingos, sempre das 08 às 20 horas. Eles se encaminham aos locais apontados e autuam os responsáveis por queimadas, mesmo nos casos em que o fogo tenha cessado, mas tenham permanecido indícios de que de fato tenha ocorrido um incêndio naquele lugar”, concluiu.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também