Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 19 de Novembro de 2009 - 15h12

Prefeitura trabalha para implantação de 40 agroindústrias na zona rural

RONDONIAGORA


Das 49 agroindústrias planejadas pela Prefeitura de Porto Velho para a área rural, através da Secretaria da Agricultura (Semagric), nove já foram implantadas. Outras seis, estão em fase de instalação na comunidade de União Bandeirantes- sendo cinco delas beneficiadoras de arroz e uma despolpadeira de frutas. O maquinário, segundo a secretária, Josélia Saraiva, deve chegar dentro de 30 dias. “Estamos trabalhando muito para que a implantação ocorra o mais breve possível, mas ainda dependemos de alguns ajustes para definir uma data”, frisou.

As demais comunidades beneficiadas com as agroindústrias que serão instaladas são Terra Caída, Abunã, Gleba Cuniã, Associação Arco Iris, Vale do Morrinho(02), Demarcação, Triângulo, Taquara, Niterói, Igarapé do Índio e entorno, comunidade de Nazaré, Ramal Jatuarana; São Sebastião,da Comazon; Extrema, projeto Rio Preto; projeto Joana Darc III( 04 unidades); Lago Cuniã, distrito de Calama e São Carlos.
O projeto da agroindústria tem por objetivo, de acordo com Josélia Saraiva,gerar emprego e renda para as comunidades rurais, através do beneficiamento da produção nas próprias associações rurais. Ela explica que essa medida, além de valorizar o produto, diminui os custos e desperdícios.

As associações recebem equipamentos como máquinas de beneficiamento de arroz, câmaras frias, despolpadeiras de frutas, gerador de energia elétrica, balanças eletrônicas, mesas de higienização, freezer, empacotadeiras, equipamento para produção de farinha de mandioca, tanques de resfriamento de leite, desnatadeiras e tanques de fabricação de queijos.Os equipamentos são distribuídos conforme atividade de cada agroindústria.

O programa de fortalecimento da agricultura realizado pela prefeitura inclui ainda a recuperação de áreas improdutivas(capoeira), através dos serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário. O programa visa o fortalecimento da agricultura familiar e a preservação do meio ambiente, já que evita o desmatamento indiscriminado. Cada produtor tem direito ao beneficiamento de um hectare em seu lote, sem nenhum custo.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions