Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 18 de Fevereiro de 2009 - 12h18

PRESIDENTE DO PT LAMENTA POSTURA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS

Assessoria


O presidente do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, Tácito Pereira, lamentou a postura de alguns deputados estaduais que não aceitam críticas, muito menos cobrança sobre suas atuações na Assembléia Legislativa. Causou indignação a postura de ira e raiva do deputado Tiziu Jidalias (PMDB) que é líder do Governo na ALE, diante das críticas feitas pelo dirigente petista.

"Em nenhum momento fiz críticas pessoais, mas sim políticas que em um sistema democrático é permitido. A ALE não é uma redoma de vidro aonde não podem ser feito criticas", relatou Tácito Pereira. Além do comportamento do Deputado do PMDB, Tácito ficou espantando também com o comportamento raivoso dos deputados Jesualdo Pires, Miguel Sena e Euclides Marciel.

"O agente público deve está aberto às críticas sobre suas ações frente a seu mandato, respeito à Assembléia Legislativa enquanto Poder no Estado, mas faço críticas enquanto eleitor do Estado e Presidente de um Partido que possui três parlamentares naquela Casa", revela o presidente do PT.

"É importante que essa indignação dos deputados sejam demonstradas na prática não apenas com discursos raivosos contra quem se manifesta com críticas, nesse caso contra o Presidente do Partido dos Trabalhadores", comentou Pereira.

Uma das recomendações e críticas feitas foi sobre a falta de democracia na Casa. Os três parlamentares do PT reclamam da ausência do debate na ALE sobre projetos importantes enviados pelo Executivo Estadual, que muitas das vezes são aprovados sem o conhecimento da bancada de oposição e principalmente da sociedade. "Há uma grande velocidade na tramitação dos projetos do Executivo. Algumas Sessões da ALE são realizadas a noite para decidir projetos importantes e nem sempre os parlamentares do PT são convocadas para participar", reforça Tácito.

Os parlamentares do PT votaram contra na primeira eleição da Mesa e se abstiveram da segunda eleição dessa mesma Mesa Diretora por entender que o processo não foi democrático e não havia necessidade de antecipar em quase 20 meses a eleição da mesma Mesa.

"Outra questão importante cobrada pelo Deputado Neri, líder do PT, é sobre a transparência nas contas da Assembléia Legislativa e principalmente dos deputados, ora se a Casa é do Povo, por que o povo não tem acesso às suas contas? É preciso que seja colocado na internet a prestação de contas mensal da Casa de Leis de forma simples e transparente, assim como também o uso da verba de publicidade e dos gastos dos Deputados Estaduais", reforça o presidente do PT.

"Se um presidente de um partido que tem três deputados estaduais não pode fazer críticas a Assembléia Legislativa, o que será então do cidadão que não é filiado a nenhum partido? Este que não poderá mesmo fazer nenhuma crítica ou observação sobre os mandatos dos deputados estaduais", afirma Tácito Pereira. Na mesma sessão o deputado Tiziu Jidalias fez duras críticas ao senador Valdir Raupp e a senadora Fátima Cleide, a Prefeitura e Câmara de Porto Velho.

"Não tenho procuração do senador Raupp, mas pelo fato de ser do mesmo partido do deputado Tiziu acredito que possa ser fruto de disputas internas, quanto a senadora Fátima Cleide faço a defesa enfática de seu mandato que em muito tem ajudado o Estado de Rondônia e principalmente as Prefeituras Municipais que independente da coloração partidária a Senadora faz emendas parlamentares, é um mandato que tem honrado Rondônia", enfatiza Pereira.

"No que se refere a Prefeitura e a Câmara causa espanto, já que o Deputado pertence ao PMDB que participa da Administração Municipal, inclusive ocupando a vice prefeitura e Secretarias, como também possui vereadores na Câmara de Porto Velho, caso o Deputado tenha alguma denúncia contra os poderes municipais deveria apresentar-las ao Ministério Público para não correr o risco de prevaricar, um comportamento repudiado em nossa sociedade ou então apresentar para seus companheiros de partidos em Porto Velho", observa o atual presidente do PT.

"O mandato de Roberto Sobrinho frente a Prefeitura da capital tem transformado nossa cidade, mesmo sem apoio do Governo do Estado, o Prefeito tem conseguido diversas verbas e convênios junto ao Governo Federal, é notório as obras na cidade, só não ver quem não quer, mas a população percebeu essa realidade reelegendo-o no primeiro turno", reforça Pereira.

Para Tácito Pereira é natural que haja esse tipo de reação. "As pessoas quando não estão acostumadas a receber críticas tendem a ter este tipo de comportamento, mas entendo esta ira, porem as repudio, mas como fazem parte do processo democrático precisamos aceitar e conviver com as diferença, coisa que espero dos nobres parlamentares", esclarece Tácito.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions