Publicado em Segunda, 14 de Abril de 2008 - 12h40
Presidente do Sintero participa da Conferência Nacional de Educação
Sintero
A presidente do Sintero, Claudir Mata, representa os trabalhadores em educação de Rondônia na Conferência Nacional de Educação, que acontece em Brasília de hoje até sexta-feira, cujo tema central é a construção de um sistema nacional articulado de educação.
A Conferência nacional foi antecedida por 378 conferências municipais, 89 regionais, 26 estaduais e uma no Distrito Federal. Foram 4.740 participantes na Região Norte, 6.506 no Nordeste, 3,7 mil no Sudeste, 2,2 mil no Sul e 3,4 mil no Centro-Oeste.
Reitores, educadores, pesquisadores da área, além de pais e alunos das redes pública e particular de ensino estarão presentes para sanar dúvidas. Ao todo mais de duas mil pessoas participarão do evento.
O documento-base elaborado para a conferência aborda cinco temas e reúne os resultados das conferências estaduais. A preparação para o evento mobilizou professores e estudantes de todo o país. Além das palestras centrais, a conferência terá 34 colóquios e dez plenárias. Ao todo, serão cinco conferencistas, 34 coordenadores de colóquios e 102 expositores.
Pauta Os cinco temas a serem levantados durante a semana de discussões são os desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação; a democratização da gestão e a qualidade social da educação; a construção de um regime de colaboração entre os sistemas de ensino; a inclusão e a diversidade na educação básica e a formação e a valorização profissional.
O primeiro tema trata da articulação das três áreas de governo federal, estadual e municipal em torno da educação, com discussões sobre igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. O segundo, trata da democratização da gestão e da qualidade social da educação, com questões como a participação de estudantes, funcionários, pais e professores na gestão das escolas.
O terceiro tema aborta a construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo o financiamento como instrumento. O Fundo da Educação Básica (Fundeb) foi utilizado como exemplo de como isso pode ocorrer. Para a secretária Maria das Graças, esse é o tema mais preocupante a ser discutido. Espero que a conferência discuta a autonomia financeira e a distribuição igualitária dos recursos da União porque desigualdade gera desigualdade, argumenta.
O quarto e o quinto temas tratam da inclusão e da formação e valorização dos professores, respectivamente.
A presidente do SINTERO, Claudir Mata, disse que esta é uma oportunidade muito importante para se discutir democraticamente o ensino público. Infelizmente em Rondônia, no âmbito estadual, não são criadas oportunidades como esta para que a educação seja discutida com os trabalhadores em educação, com os pais e com a sociedade. O governo do Estado não permite que o assunto seja tratado como política de estado, preferindo a política da truculência.