Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 17 de Agosto de 2009 - 17h22

Presidente do TRE diz que vai tentar convencer ministro a votar pela emancipação

TRE-RO


Presidente do TRE diz que vai tentar convencer ministro a votar pela emancipação

Embora não possa ou não deva interferir em processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do TRE rondoniense, Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, garantiu nesta segunda-feira, de acordo com a assessoria do próprio TRE a parlamentares e representantes da região da Ponta do Abunã, “se comprometeu em conversar com o Ministro para que vote no sentido favorável à realização da consulta”. Confira a notícia, na íntegra:

PONTA DO ABUNÃ - Presidente do TRE recebe comissão e se compromete a lutar pela emancipação
 
Na tarde desta segunda-feira (17) o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, recebeu em seu gabinete uma comissão de parlamentares e representantes da comunidade da Ponta do Abunã.
 
Na oportunidade, o presidente mostrou-se sensibilizado com a situação dos Distritos situados na região de Ponta do Abunã. “Há muito tempo essa região já era para ter sido transformada em município. Existem municípios no Estado com uma população bem menor que a dessa região”, ressaltou.
 
Sobre a data do plebiscito, a principal reivindicação da comunidade, disse que todo o processo está no TSE, e assim que for decidido favorável e o processo chegar no TRE, imediatamente determinará a realização da consulta plebiscitária. “Não quero frustrar as expectativas da população, com a marcação da data do plebiscito seguida de um recurso do Ministério Público pedindo a suspensão”, esclareceu.
 
Com o deferimento ou não do recurso, o presidente se comprometeu em conversar com o Ministro para que vote no sentido favorável à realização da consulta. Mostrou-se confiante na decisão favorável do TSE. “No atual estágio da situação legal, o Ministro-relator Fernando Gonçalves tem argumentos suficientes para deferir o plebiscito”, asseverou.
 
“Queremos resolver as coisas na paz. Agora é o momento mais oportuno para que a decisão do TRE de 2007, pela realização do plebiscito, seja confirmada pelo TSE, pois na última semana expirou o prazo fixado pelo STF para que o Congresso Nacional criasse a Lei Complementar Federal sobre a criação de municípios”, esclareceu o presidente.
 
Os parlamentares presentes, Senador Valdir Raupp, Deputados Federais Mauro Nazif, Lindomar Garçom e Marinha Raupp e Deputados Estaduais Valter Araújo, Professor Dantas, Edson Martins, Lebrão e Ribamar Araújo firmaram compromisso de fazer pressão junto ao relator do processo para que julgue logo o recurso do Ministério Público Federal, que está dificultando a realização do plebiscito.
 
O líder da comunidade indígena Kaxarari, Ari Ferreira Simão, muito emocionado, afirmou que o que querem é serem tratados dignamente. Pediu aos políticos presentes que se sensibilizem com a situação dessas comunidades que os elegeram, pois para isso foram eleitos. “Acredito nas palavras do Des. Cássio”, afirmou Ari ao ser referir ao compromisso assumido pelo presidente de lutar até o fim para a realização do plebiscito.
 
O presidente sugeriu um prazo de 15 dias para que se tenha uma decisão favorável ou não ao plebiscito, pedindo aos políticos presentes que se unam em busca do atendimento do pleito dessa população que há anos luta por uma vida melhor.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions