Rondoniagora.com

Rondônia, 01 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Prevfogo do Ibama em Rondônia tem balanço positivo em 2008

Segunda-feira, 19 Janeiro de 2009 - 19:18 | RONDONIAGORA.COM


De acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do IBAMA, em Rondônia, entre os meses de outubro e dezembro, os focos de calor no Estado foram reduzidos drasticamente. A boa notícia é resultado de um projeto piloto de formação de brigadas municipais realizado no início de 2008. O projeto envolveu cinco municípios escolhidos por estarem incluídos na região denominada Arco de Fogo, entre eles, Nova Mamoré, União Bandeirante, Cujubim, Machadinho e Buritis, em Rondônia e Apuí, este localizado no Amazonas.

De acordo com o Prevfogo, em apenas três meses foram realizadas várias atividades nos seis municípios cujo principal objetivo esteve voltado à prevenção de incêndios como, palestras em escolas rurais, associações, centros comunitários, visitas a sítios e fazendas, entrevistas em rádios e jornais, reuniões com madeireiras, visitas a residências e reuniões em feiras e escolas.

Segundo o Superintendente de Rondônia, César Luiz Guimarães, este ano, o projeto será ampliado e adequado às mudanças climáticas, buscando atingir também toda a região oeste do Arco do Fogo. O Prevfogo trabalha com informações fornecidas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e pelo Instituo Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) sobre focos de calor, o que facilita o deslocamento da brigada mais próxima para o combate ao fogo.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News