Rondônia, quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 05 de Dezembro de 2019 - 13h34

Principais tendências tecnológicas em 2020

da Assessoria


Principais tendências tecnológicas em 2020

As principais indústrias da comunicação e da informação estão a passar por mudanças profundas numa fase algo confusa e submersa em conflitos internacionais.

Na véspera de 2020, os especialistas da TrendForce forneceram um compêndio de tendências no campo tecnológico que farão evoluir o setor no próximo ano.

Desde a implantação da tecnologia 5G, o lançamento de veículos autônomos até as melhorias no funcionamento interno dos dispositivos eletrônicos acarretarão resultados de grande impacto no mercado mundial.

 

Comunicação 5G

 

Não há dúvida de que tudo aponta para o desenvolvimento da tecnologia 5G em 2020. Por seu lado, as empresas que oferecerão este tipo de tecnologias deverão desenvolver-se nestes domínios:

 

  • Concepção de circuitos integrados
    • Núcleos IP de nova geração
    • Personalização e desenvolvimento de chips para aplicações (ASIC)
    • Tecnologia ultravioleta extrema de 7 e 5 nanômetros.


Prevê-se igualmente a utilização de materiais compósitos como SiC, GaN y GaAS, adequados para circuitos integrados de radiofrequência, dispositivos eletrônicos de alimentação discreta e outras tecnologias em plena evolução que começam a surgir da indústria de veículos elétricos e 5G.


Outra novidade em 2020 é o sistema de embalagem de circuitos integrados SiP (System in Package) para incluir chips de tamanho menor e com maior capacidade de processamento.

 

Memórias com novos formatos e maior capacidade


Até 2020, espera-se dobrar a densidade dos chips de 8 Gb para 16 Gb. No que diz respeito à memória NAND Flash, os cientistas estão empenhados em aumentar a densidade máxima por chip até 1 Tb, para isso estão trabalhando na redução da arquitetura e aumentando as células de memória.

A tendência inclina-se para o aumento da capacidade de processamento e armazenamento por chip de memória 3D NAND, devido ao surgimento de novas funções da memória de estado sólido na indústria 5G, Inteligência artificial e computação perimetral.

Estas áreas serão responsáveis pela promoção da produção e consumo de dados digitalizados, de modo que todos os dispositivos ligados a estas aplicações, como computadores, Smartphones, dispositivos IoT para residências e empresas, servidores, plataformas empresariais exigirão uma maior capacidade de armazenamento.

É evidente que a tendência se dirige a dispositivos de armazenamento leves e de menor tamanho, pelo que o processo evolutivo dos chips de memória 3DNAND Flash adquirirá maior dinamismo em 2020, além disso, o desenvolvimento desta tecnologia visa integrar-se nos domínios em que os discos rígidos HDD eram utilizados.

 

Suporte, soluções e equipamentos 5G


A tecnologia 5G ainda está dando seus primeiros passos, ainda não se deu o grande salto para que as redes e os dispositivos tenham pleno acesso a ela. No entanto, até 2020, poderão ser introduzidos no mercado de consumo novos equipamentos portáteis que permitam o fluxo de comunicações e o acesso à informação através da tecnologia 5G.

Algumas empresas como Huawei, Ericsson e Nokia começarão a colocar nas vitrines novas soluções para começar a gerenciar o mercado de infraestrutura 5G.

 

Aumentará a importação de celulares 5G, especialmente de marcas chinesas


No próximo ano espera-se que as redes de quinta geração sejam implantadas em sincronia com a chegada ao mercado de dispositivos móveis com tecnologia 5G. Esta nova gama de telefones de última geração poderá estar disponível em meados de 2020.

 

Aparentemente as características dos dispositivos móveis são dadas por: tela maior e curvada, leitor de impressões digitais, aumento da capacidade da memória interna e da DRAM em conjunto com as funções associadas às câmaras e aos sensores.


As marcas chinesas adquirirão o mercado inicial em virtude do seu poderio tecnológico e da possibilidade de oferecer as suas propostas a preços bastante acessíveis e com funções inovadoras na gama média e alta.

 

Ecrãs mais rápidos para a próxima geração de dispositivos


O mercado de ecrãs móveis experimentará transformações significativas em 2020. As mudanças mais importantes são:


  • Ecrãs para telemóveis maiores.
    • Dispositivos com ecrãs dobráveis e curvas.
    • Maior rendimento para garantir a eficácia nas transmissões ao lado da introdução da tecnologia 5G.
    • Ecrãs com a capacidade de representar imagens em alta velocidade como as que promove a realidade aumentada.
    • Ecrãs com tecnologia LED, OLED e Mini LED


Aplicações de Realidade Aumentada

Pensa-se que em 2020 se começará a desenvolver a realidade aumentada, projeto latente que impulsiona os fabricantes a incorporar sensores ToF (tempo de voo) nas aplicações.

 

Este tipo de tecnologia consiste na detecção de objetos através das câmeras dos celulares para fornecer imagens em três dimensões. Entre as vantagens que poderemos desfrutar com este avanço tecnológico mencionam-se:

  • Medição precisa da distância e melhor abordagem da fotografia e do vídeo.
    • Ampla possibilidade de desenvolvimento de novas aplicações relacionadas a câmeras móveis.
    • Sensores de alta tecnologia permitem uma melhor interpretação do ambiente em três dimensões.

 

O “boom” dos veículos autónomos


Uma das tendências mais evidentes em 2020 é a expansão dos veículos elétricos sem condutor em virtude do alcance alcançado pela indústria automobilística nos últimos anos.


Embora seja verdade que a ideia de colocar veículos sem condutor em circulação nas estradas foi regulamentada por regulamentos legais, Atualmente está sendo preparada toda uma plataforma digital que está estabelecendo as bases para criar ambientes de nuvem e comunicações para os veículos do futuro.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/principais-tendencias-tecnologicas-em-2020)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions