Rondônia, domingo, 27 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 23 de Março de 2017 - 16h51

Problema no saque do FGTS inativo pode ser falta de comunicação da empresa sobre desligamento do funcionário

da Redação


Problema no saque do FGTS inativo pode ser falta de comunicação da empresa sobre desligamento do funcionário

Desde que começou o pagamento de contas inativas até 31 de dezembro de 2015 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a movimentação de trabalhadores que pediram demissão ou tiveram o contrato de trabalho encerrado por justa causa é intensa nas agências da Caixa Econômica Federal.

A Medida Provisória (MP) 763/2016 garante o direito ao saque do dinheiro que estava retido em uma ou mais contas inativas em nome do trabalhador. Mas o que para muitos tem sido fácil, para outros tem gerado dúvidas e até reclamações. Para isso, o gerente da Caixa Econômica Federal da Avenida Carlos Gomes em Porto Velho, Dione Silva, explica que as agências estão atendendo com calendário especial.

“Para as reclamações de que os valores sacados não condizem com o retido nas contas inativas ou que não estão conseguindo sacar os valores, é necessário procurar o departamento de FGTS da Caixa. De forma geral não temos tido problema com o sistema ou processo de pagamento, o que acontece muitas vezes é que as contas estão inativas, mas a empresa não comunicou o desligamento do funcionário à Caixa, e por isso o trabalhador não consegue sacar o valor esperado”, explica Dione.

O gerente orienta que, nestes casos, o trabalhador deve apresentar algum documento, como um termo de rescisão, que comprove o desligamento da empresa. “Caso não haja nenhum documento comprobatório, o cidadão deve procurar a empresa para regularizar a situação junto à Caixa, ou procurar a Delegacia do Trabalho, responsável por esses trâmites junto às empresas”, conclui.

O calendário de pagamento para os nascidos em janeiro e fevereiro está acontecendo desde o dia 10 deste mês, e a partir de 10 do próximo mês, fica previsto o saque para trabalhadores nascidos em março, abril e maio. Já para os nascidos em junho, julho e agosto o pagamento será a partir de 12 de maio. Para quem nasceu em setembro, outubro e novembro o saque estará disponível a partir de 16 de junho, e para os nascidos em dezembro o saque será a partir de 14 de julho, encerrando-se no dia 31 de julho.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions