Rondônia, sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 11 de Fevereiro de 2008 - 17h24

Produtores recebem 300 toneladas de sementes de feijão

Decom


Cerca de 15 000 agricultores começam a receber a partir da segunda quinzena deste mês lotes de 20 quilos de sementes de feijão para o plantio da 1ª safra de 2008. A compra das 300 toneladas dos cultivares Carioca Precoce e Pérola, equivalentes a 10 carretas, foi feita pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES).
Serão beneficiados pequenos produtores da agricultura de base familiar em todos os municípios, selecionados com base no trabalho de campo feito por agrônomos e extensionistas dos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO) nos escritórios regionais de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Colorado, Alvorada e Rolim de Moura.
“A produção de feijão em Rondônia aumentou 15,4% entre 2006 e 2007, saltando de 36 600 para 42 200 toneladas, e boa parte deste crescimento deve-se ao sucesso do Programa Semear, uma iniciativa que busca as variedades melhor adaptadas às condições climáticas e de solo de nosso Estado”, explica o chefe de gabinte da SEAPES, Evaldo de Lima.
Ele lembra que, com a recente subida de preços da oleaginosa no mercado nacional, muitos pequenos produtores teriam dificuldades em adquirir o produto nas quantidades necessárias – o investimento poderia chegar a até 120 reais, o que poderia inviabilizar o alcance das metas de produção em 2008. Além do feijão, o Executivo estadual também adquiriu 80 000 kg de sementes de arroz e 300 000 kg de milho selecionados para distribuir aos agricultores.
Com base na produção a ser obtida, será acionado o programa Alimentação Solidária, que consiste na devolução voluntária, por parte dos produtores, na forma de alimentos, nas mesmas quantidades de sementes distribuídas, para serem entregues a famílias carentes, e, eventualmente, acrescidos de peixes criados em cativeiro a partir de alevinos também oferecidos pelo Governo do Estado.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions