Rondônia, quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 18 de Outubro de 2021 - 08h05

Professor da Uniron recebe premiação inédita

da Assessoria


Professor da Uniron recebe premiação inédita

No último dia 13, na sede da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero, aconteceu a premiação da 1ª edição do Prêmio CT&I-RO “Prof. Dr. Luiz Hildebrando Pereira da Silva”, cujo objetivo é reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores com trabalhos de grande relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do estado de Rondônia, além de valorizar a prática da divulgação científica.

Dentre as 3 categorias (Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador e Profissional de Comunicação), o professor da Uniron, José Gadelha da Silva Júnior, que atualmente ministra aulas nas disciplinas de Radiojornalismo e Língua Portuguesa e Redação Jornalística, no curso de Jornalismo, foi agraciado com o 2º lugar na última categoria.

“Para mim, especificamente, este Prêmio é um reconhecimento a um trabalho essencial para o desenvolvimento da Amazônia. Acredito que o diálogo entre a academia com seus pesquisadores e a sociedade em geral deve ser aperfeiçoado”, declara emocionado professor.

Com a divulgação científica, todos saem ganhando, tanto o pesquisador que tem a oportunidade de mostrar o resultado de seus estudos, prestando contas à população e demonstrando o impacto social de suas descobertas, quanto as pessoas que vão construindo relações com a ciência, cada vez mais cedo.

Diante de sua migração do telejornalismo para a assessoria de imprensa, na Fiocruz RO, em janeiro de 2019, pôde ver de perto o quanto esse campo da divulgação científica precisa ser explorado e valorizado em Rondônia. Muitas portas se abriram, foram muitos aprendizados e desafios na sua formação acadêmica principalmente, como a aprovação em terceiro lugar na seleção ao Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), no primeiro semestre de 2021.

Gadelha ressalta ainda que, “a nossa formação acadêmica faz parte desse processo, se quisermos continuar servindo à sociedade e promovendo mudanças, por meio do nosso trabalho e conhecimento, precisamos evoluir e estar dispostos a encarar os desafios”.

Por último, alertou para o fato de que precisamos de novos jornalistas engajados na divulgação da ciência que acontece em nosso quintal. “É necessário conhecer realidades e estreitar a relação com os cientistas. Um passo importante foi dado com este Prêmio, e espero que novas oportunidades possam surgir, servindo de estímulo aos nossos colegas de profissão”, enfatizou.

Esta é a primeira vez que o Prêmio é realizado e faz uma homenagem ao legado do Professor Luiz Hildebrando Pereira da Silva, cientista brasileiro de reconhecimento internacional por seus trabalhos e descobertas sobre a malária.

Hildebrando fixou residência em Rondônia, no começo da década de 1990, após sua aposentadoria do Instituto Pasteur, em Paris. Aqui, ele foi responsável por mobilizar esforços e construir as bases para o desenvolvimento da pesquisa em saúde e formação de recursos humanos.

A Uniron parabeniza o professor Gadelha e espera que esta premiação possa ser de incentivo, para que outros docentes sigam o mesmo caminho, divulgando e colaborando com a divulgação da Amazônia.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions