Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Professor de Extrema vence prêmio do Ministério da Cidadania

Quinta-feira, 07 Novembro de 2019 - 10:37 | da Secom/RO


Professor de Extrema vence prêmio do Ministério da Cidadania

O professor doutor Marquelino Santana, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto Alencar, localizada no distrito de Extrema, município de Porto Velho, venceu o Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha, representando Rondônia num dos mais importantes programas culturais desenvolvidos pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura.

Oresultado final foi divulgado neste dia 31 de outubro no Diário Oficial da União. A portaria de Número 12 de 30 de outubro de 2019 selecionou os 30 melhores projetos de cada região do país, totalizando 150 projetos premiados à serem executados por um período de dois anos, podendo ainda ser renovado de acordo com a relevância das ações à serem desenvolvidas.

Cada projeto vencedor vai receber um prêmio de R$ 20 mil para ser utilizado nas atividades estabelecidas de acordo com os objetivos propostos.

De acordo com a portaria, o total de projetos premiados por estado da Região Norte foram os seguintes: Pará (21 projetos); Roraima (4 projetos); Amazonas (3 projetos); Acre (1 projeto) e Rondônia (1 projeto), exatamente o do Professor Marquelino, do distrito de Extrema.

O projeto do professor Marquelino Santana constitui na publicação de uma coletânea poética inédita, denominada “Poemas da vida amazônica” de autoria do próprio autor.

Os poemas construídos pelo pesquisador e poeta é resultado de um trabalho que durou em torno de 30 anos na Amazônia Sul – Ocidental e que foram minunciosamente resgatados e catalogados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Modos de Vida e Culturas Amazônicas (Gepcultura), da Universidade Federal de Rondônia. O trabalho de resgate, catalogação e estrutura da obra literária foi coordenado pelo professor doutor Josué da Costa Silva.

A coletânea poética de aproximadamente 300 páginas será publicada e distribuída gratuitamente em escolas públicas e demais entidades sem fins lucrativos para ser trabalhada na conscientização e preservação do meio ambiente.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também