Rondônia, terça-feira, 2 de junho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 04 de Novembro de 2015 - 13h28

Profissionais debatem captação e manuseio de sangue em Porto Velho

Secom


Fhemeron_Doacão de Sangue_18.09.15_Foto_Daiane Mendonça (13)Durante dois dias, a política de captação e manuseio do sangue nas unidades de saúde será debatida em Porto Velho em um encontro que reunirá profissionais da hemorrede estadual, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Pela primeira vez o assunto envolverá a rede privada de hospitais, que apresenta casos de perda de desperdício do material. O evento acontecerá nesta quinta (5) e na sexta-feira (6), no Rondon Palace Hotel.

O Encontro dos Profissionais da Hemorrede será realizado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) com a participação da Vigilância Sanitária Estadual. Segundo a biomédica Carola Hurtado, serão transmitidas orientações sobre cuidados com transfusão e estoque crítico, por exemplo.

Carola participará do encontro em dois momentos. Em um, apresentará os manuais de biossegurança e controle de temperatura; e no outro falará sobre a importância do Comitê Transfusional.

PROTOCOLOS

Os participantes também receberão informações sobre os casos em que as bolsas de sangue são recusadas, sobre protocolos de sorologia e captação de doadores. Além de palestras, serão ministradas oficinas que tratarão da prática dos atos relacionados ao manuseio do sangue e hemoderivados.

A assistente social Maria Luiza Pereira define o encontro como um momento singular, pelo fato de reunir profissionais dos principais núcleos de hemocentro do estado, além de representantes da rede privada de hospitais. Estarão presentes representantes dos municípios de Guajará-Mirim, Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno e Ouro Preto do Oeste.

Maria Luiza será responsável pela palestra sobre Estoque Crítico de Hemocomponentes e duas oficinas de captação de doadores.

O encontro é resultado de parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, que fará explanação sobre os critérios de avaliação dos serviços.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions