Rondônia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 20 de Novembro de 2008 - 13h24

Projeto de carbono da PCH Eletro Primavera é aprovado pela ONU

RONDONIAGORA.COM


Projeto de carbono da PCH Eletro Primavera é aprovado pela ONU
O empresário César Cassol anunciou nesta quinta-feira a aprovação do projeto de resgate de carbono da PCH Eletro Primavera pela Organização das Nações Unidas (ONU). É uma das poucas empresas brasileiras a ostentar tal condição, contemplada pelo protocolo de Kioto, que prevê a redução da emissão de carbono na atmosfera. A Pequena Central Hidrelétrica é a segunda maior geradora da chamada “energia limpa” em Rondônia. Produz 18,2 mil kilowatts, economizando 3 milhões de litros de óleo diesel por mês. Hoje, a Eletronorte gasta 60 milhões de litro de diesel por mês para manter o sistema interligado de Porto Velho a Pimenta Bueno. Além de poluir o meio ambiente, contrariando as regras do protocolo de Kioto, o diesel também custa uma grande soma de dinheiro, pago por todos os consumidores do País.
“Todo esse dinheiro gasto com diesel poderia amenizar a fome no Brasil”, disse César Cassol, defendendo investimentos semelhantes a PCH Primavera. O projeto, aprovado pela ONU, é intermediado pela empresa Eco Security, sediada no Rio de Janeiro, que faz a compensação do carbono com pagamento de títulos. “São divisas que entram em nosso estado”, enfatizou César Cassol. Bancos europeus pagam 6,5 Euros a tonelada que não é expelida na atmosfera. Em 2007, o empresário aprovou o mesmo projeto no Ministério da Ciência e Tecnologia, que coordena essas ações com apoio de outros organismos governamentais.
Além de produzir a “energia limpa”, a PCH Eletro Primavera também cumpre seu papel com o meio ambiente, mantendo projeto de reflorestamento de áreas degradadas, criação de peixes cujas matrizes foram retiradas do rio atingido pela barragem, e a criação de animais silvestres, a exemplo de capivara, anta e várias espécies de macaco.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/projeto-de-carbono-da-pch-eletro-primavera-e-aprovado-pela-onu)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions