Rondônia, 28 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Projeto PUCA realiza expedição à Reserva Biológica do Jaru.

Quarta-feira, 09 Dezembro de 2015 - 15:38 | Nara Souto


Desde o último dia 30 e até 11 de dezembro, uma equipe do projeto Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia (PUCA) realiza uma expedição para identificar as espécies de primatas, bem como avaliar o estado de conservação de suas populações, com ocorrência na Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, localizado no município de Ji-Paraná, em Rondônia.



A equipe está composta por três analistas ambientais do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) - do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - e um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Na Rebio do Jaru espera-se encontrar 10 espécies de primatas, sendo duas ameaçadas de extinção: o barrigudo (Lagothrix cana cana) e o macaco-aranha (Ateles chamek). Além disso, não há certeza sobre a espécie do gênero Mico presente nessa região. Já com relação aos parauacus, com a recente reavaliação taxonômica, considera-se que a espécie que ocorre nessa unidade de conservação seja Pithecia mittermeieri, para a qual são necessárias informações para avaliar adequadamente seu estado de conservação.

Além de diagnosticar os primatas com ocorrência na Rebio do Jaru, a equipe do PUCA espera gerar informações que auxiliem a gestão dessa Unidade de Conservação para proteger a sua biodiversidade. Nesse contexto, a expedição também apoiará a Reserva Biológica a iniciar a execução do seu programa de monitoramento da biodiversidade, dentro do qual os primatas são um dos grupos-alvo.

Para falar sobre o resultado da expedição, a equipe da expedição vai conceder entrevista coletiva na sexta-feira, dia 11/12, às 10h, na Coordenação Regional do ICMBio que fica localizada na Av. Lauro Sodré, 6500 - Bairro Aeroporto, nas dependências do Sipam. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também