Rondoniagora.com

Rondônia, 02 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Projeto Semeando Sustentabilidade distribui mudas clonais para agricultores familiares

Quinta-feira, 01 Dezembro de 2016 - 17:18 | da Assessoria


Projeto Semeando Sustentabilidade distribui mudas clonais para agricultores familiares

O Centro de Estudos Rioterra está distribuindo mudas clonadas de cacau e café para os agricultores que participam do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. As mudas foram doadas pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), parceiras na execução do projeto. 

As mudas clonadas são produzidas por meio de pesquisas e seleção de plantas para clonagem de grande produtividade e resistentes a doenças e pragas. o que garante uma boa produção,com safras até três vezes maiores do que os cultivos tradicionais. Um desses exemplos é o café clonal desenvolvido pela Embrapa em Rondônia.

"Nossa ideia é diversificar a oferta de mudas. Sabemos da importância de valorizar os materiais seminais (oriundo de sementes) e as sementes crioulas. Contudo, não podemos deixar de olhar para outras tecnologias que estão ao alcance das pessoas e que podem trazer importantes benefícios. Estamos integrando as duas formas de produzir.", explica o engenheiro agrônomo do CES Rioterra Uéliton Pinheiro.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News