Geral
Quase 400 pessoas atendidas no João Paulo II durante o feriadão
Segunda-feira, 25 Abril de 2016 - 15:57 | Da Redacao
Desde o início do feriadão de Tiradentes até a manhã desta segunda-feira (25), período em que foi montada estratégia de reforço pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, realizou 376 atendimentos, correspondendo a 30% a mais se comparado aos fins de semanas normais.
Desse total, 67 foram vítimas de acidentes de trânsito, sem diminuição em relação aos acidentes do ano passado. Os motociclistas continuam liderando as estatísticas, com 72% das ocorrências.
Dados da Sesau apontam que o aumento da procura por atendimento no feriado prolongado está ligado ao crescimento da violência provocada por excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, brigas em bares e acidentes de trânsito.
De acordo com o demonstrativo de atendimento geral da unidade, durante o feriado prolongado foram registrados 17 procedimentos ortopédicos, além de quedas, ferimentos por arma branca, acidentes de trabalho.
Os números mostram, ainda, que 136 pessoas foram internadas na clínica médica. De acordo com levantamento feito pela Sesau, 90% dos leitos de UTI foram utilizados durante o período. O levantamento mostra ainda que a sala amarela teve 57 pacientes, totalizando 346% de aumento nos procedimentos.
Mesmo com as campanhas de conscientização realizadas pelo governo estadual, através do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e campanhas educativas, realizadas pela Sesau, a direção do pronto-socorro trabalhou com a expectativa de que se mantivessem os números comuns para períodos de festas e feriados, em especial os dados relacionados a acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.