Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 20 de Julho de 2009 - 17h57

Raupp destaca proposta do novo código florestal

Assessoria


O senador Valdir Raupp aproveitou os contatos com lideranças políticas e rurais neste fim de semana, para intensificar a mobilização em torno da proposta que será apresentada pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ao projeto de reforma do Código Florestal Brasileiro, que será votado ainda neste ano.

O senador está aproveitando o recesso parlamentar, que vai até o dia 3 de agosto, para viajar por todo o Estado, visando fortalecer os contatos políticos e angariar apoio à proposta. O ministro Stephanes quer fixar em até seis módulos rurais o tamanho das propriedades que não precisarão fazer recomposição florestal, à exceção de matas ciliares e nascentes.

“Há uma disputa com o ministro Minc (Carlos Minc, do Meio Ambiente) que quer definir esse limite a quatro módulos, enquanto que o ministro Stephanes defende a proposta de seis módulos. Como em Rondônia os módulos rurais são de 60 hectares, as propriedades de até 360 hectares estariam desobrigadas da recomposição florestal, garantindo com isso condições de manter a produção agropecuária, sem engessar o setor produtivo”, observou o senador.

Raupp considerou a proposta do ministro da Agricultura como “o melhor dos mundos” para mais de 95% dos produtores rurais rondonienses. “Nós temos hoje na Amazônia áreas de reservas que envolvem 83% de seu território. Apenas 17% estão destinadas à produção. Precisamos, portanto, aproveitar bem essas áreas. Não temos como tirar a produtividade de áreas já estabelecidas, sob o risco de inviabilizarmos milhares de famílias”, disse o senador.

Jocum

Na manhã de sábado, o senador e a deputada federal Marinha Raupp visitaram a sede da entidade internacional, Jovens com uma Missão (Jocum), que trabalha com atividades sócio-educativas junto à comunidades do Belomnt e do Médio Madeira, e promove o intercâmbio de jovens com países da África, com a Índia e outros que sofrem problemas comuns de saúde, como a malária. Eles foram recebidos pelo casal de diretores Reinaldo e Bráulia Ribeiro.

Raupp e Marinha foram conhecer a estrutura da entidade e ver a possibilidade de apoiar projetos de expansão de suas ações. O casal participou também de reunião com moradores do Médio Madeira, onde ouviram reivindicações como a recuperação da estrada do Belmont e instalação da rede de abastecimento de água.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Porto Velho, Emerson Castro e os secretários municipais, Pedro Beber, responsável pelas ações e obras das compensações ambientais das usinas hidrelétricas do Madeira; Wilhames Pimentel, da Saúde; Agnaldo dos Santos, do Meio Ambiente, e Marinho Melo, de Esportes e Lazer.

Capacitação

O senador Valdir Raupp esteve também na faculdade Uniron, onde juntamente com o diretor da instituição, Fernando Prado, fez a entrega de diplomas aos concluintes do curso de capacitação profissional em limpeza. O senador destacou a importância dos cursos de qualificação profissional para os trabalhadores das usinas e também para a preparação de mão-de-obra para as ZPEs – Zonas de Processamento de Exportação – que será instalados em Rondônia, cujo projeto de Raupp já foi aprovado no Senado Federal.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions