Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 07 de Janeiro de 2010 - 11h03

Rebanho rondoniense chega ao maior índice da história e está 100% protegido contra Aftosa

RONDONIAGORA


Na manhã desta quinta-feira (07), durante coletiva com a imprensa, o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, anunciou os índices alcançados na 27ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa, que aconteceu do dia 15 de outubro a 15 de novembro de 2009. Primeiramente, houve um crescimento de 3,6% do rebanho rondoniense, que passou de 11 milhões e 113 mil cabeças para 11 milhões e 532 mil animais, o que comprova que a pecuária é a principal atividade econômica do Estado.

“Ano passado falávamos em crise, agora, estes números comprovam a recuperação da pecuária de Rondônia. O setor é responsável por quase 50% do PIB do Estado. Com a incorporação de mais de 400 mil cabeças de gado, temos o maior rebanho da história da nossa terra. E isso sem destruir a floresta. Podemos chegar a 20 milhões de cabeças, mas utilizando a tecnologia e o apoio de pessoas qualificadas, não será preciso derrubar uma árvore”, aponta Pastore.

Mais uma vez, o presidente do órgão afirmou que 100% dos bovinos e bubalinos estão protegidos contra a febre aftosa e que diversas ações estão sendo feitas para proteger o gado rondoniense. “Já realizamos quase 20 ciclos de vacinação do rebanho boliviano, em parceria com a Senasag (órgão responsável pela sanidade animal do país). Isto é importante, já que segundo a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), a Bolívia é considerada de risco desconhecido”, diz ele.

Outra novidade anunciada pela Idaron é que na 28ª Etapa de Vacinação, que acontece do dia 15 de abril a 15 de maio, apenas animais de 0 a 24 meses serão imunizados. Porém, na 29ª Etapa, que será realizada de 15 de outubro a 15 de novembro, todo rebanho rondoniense receberá a vacina. “A sanidade animal de Rondônia está tão evoluída, que o Ministério da Agricultura nos autorizou a vacinar na 28ª Etapa apenas os animais mais novos, de 0 a 24 meses. Mas, na 29ª, todos devem proteger o rebanho contra a febre aftosa. Isso é um dos passos para chegarmos a área livre de aftosa sem vacinação, a exemplo de Santa Catarina”, destacou Pastore.

Horário de atendimento

Augustinho Pastore aproveitou para esclarecer aos jornalistas presentes, que o novo horário de funcionamento da Idaron está em estudo. O motivo é o decreto 14.828, de 23 de dezembro de 2009, que determina o horário corrido para as instituições da administração direta e indireta, ou seja, das 07:30 às 13:30 horas.

“Estamos conversando com o sindicato dos funcionários da Idaron para vermos o melhor lado para todos. Tanto dos servidores quanto dos produtores rurais. Eu poderia baixar uma portaria dizendo que o horário de funcionamento da Idaron será mantido, que hoje é das 07:30 da manhã até o meio-dia, e, das 14:00 às 17:30 horas, porém prefiro conversar. O que não pode é o produtor, que mora no final de uma linha, sair de casa, chegar duas horas da tarde, encontrar a Idaron fechada e ter que dormir na cidade para resolver uma situação de cinco minutos. Em breve, daremos uma solução deste caso”, finalizou ele.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions