Rondônia, quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 19 de Outubro de 2019 - 10h54

Recuperação das bases de sustentação das Três Caixas D’Água começa em 30 dias

da Redação


Recuperação das bases de sustentação das Três Caixas D’Água começa em 30 dias

A primeira fase da obra de recuperação e restauração das bases de sustentação de uma das Três Caixas D’Água, na região Central de Porto Velho, está prevista para começar no prazo de 30 dias, segundo informou o engenheiro civil da Semusb, Alan Bezerra. Parte da estrutura, foi corroída por ferrugem e urina, e o local precisou ser isolado pela Defesa Civil Municipal no dia 12 de outubro de 2018.

À época, o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Santos, disse que a falta de manutenção e a urina de pessoas que frequentam a praça podem ter colaborado para o problema. “Durante os eventos na praça, as pessoas procuravam aquele local por ser mais escondido e faziam suas necessidades fisiológicas o que acabou comprometendo a estrutura”, disse.

De acordo com o engenheiro Lucas Bezerra Silva, o processo está caminhando, os projetos já estão prontos, e já foram autorizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na última semana.

Agora, segundo o engenheiro, o trabalho está na fase de sondagem, que terá que ser feito um escoramento da caixa d’água para que seja realizada a substituição da base que está sendo corroída. “Esse escoramento vai ter que suportar todo o peso da caixa. Para isso, será preciso fazer um afundamento e estrutura provisória para fazer a sustentação. O primeiro passo para que seja feito tudo isso, é fazer a análise de solo, que será executado no prazo de 30 dias”, explicou Alan Bezerra.

Após a análise de solo, inicia o trabalho de escoramento da peça, onde será aberta uma licitação emergencial para a contratação de uma empresa para fazer o escoramento da estrutura. Em seguida, inicia a análise da estrutura para a restauração.

A mesma empresa responsável pelo o escoramento, fará a retirada de um pedaço do material e enviar para um laboratório, onde será descoberto que tipo de metal é feita a estrutura. “A partir daí, será feito outra licitação para a contratação da empresa para fazer a restauração e substituição das peças”, finalizou Lucas Bezerra.

Recuperação das bases de sustentação das Três Caixas D’Água começa em 30 dias
Recuperação das bases de sustentação das Três Caixas D’Água começa em 30 dias

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/recuperacao-das-bases-de-sustentacao-das-tres-caixas-d-agua-comeca-em-30-dias)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions