Rondônia, 11 de setembro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Recurso do Esporte na gestão Léo Moraes é usado para “promoção de eventos artísticos”

Quinta-feira, 11 Setembro de 2025 - 11:08 | Redação


Recurso do Esporte na gestão Léo Moraes é usado para “promoção de eventos artísticos”

A Secretaria Municipal de Esportes (SEMES), hoje batizada de SEMTEL, é focada na realização de eventos culturais e promoção de shows artísticos, deixando de lado o foco nas escolinhas de iniciação esportiva. Além do cachê de R$ 125 mil para o show “Mundo Bita”, a SEMES pediu suplementação no valor de pouco mais de R$ 1 milhão para “promoção de eventos artísticos” e “divulgação e promoção das atividades turísticas”. O decreto foi assinado pelo prefeito Léo Moraes (Podemos) assegurando os recursos pedidos pela SEMES com apoio da Funcultural. A suplementação orçamentária foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

Enquanto a pasta, comandada pelo secretário e irmão do prefeito Paulo Moraes Jr., mira em festas e shows, o esporte ficou em segundo plano. Os mais de 500 alunos matriculados no programa Talentos do Futuro (outro projeto rebatizado de Construindo Campões), na Ponta do Abunã estão pedindo a reposição de material esportivo. A última entrega foi realizada no mês de dezembro ainda na gestão da ex-secretária Ivonete Gomes. “E são com esses equipamentos que não paramos de treinar as crianças”, disseram os desportistas Valdecir Rodrigues e Ananias Leonardelli, que coordenam o projeto que abrange meninos e meninas de Vista Alegre, Extrema, Nova Califórnia e a etnia Caxarari.

Ainda no início da gestão de Léo Moraes, o atual secretário-executivo Cássio Moura Silva, indicado pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo,  mandou retirar uma Van que havia sido adquirida com recursos de emenda da deputada federal Silvia Cristina que estava atendendo os alunos da Ponta do Abunã. O veículo foi entregue em setembro de 2023, mas hoje fica na sede do distrito para transportar atletas adultos dos times de futebol.

Interdistrital não ocorreu em 2025

Desde o início da gestão do ex-prefeito Hildon Chaves, o interdistrital, a copa dos distritos do Baixo Madeira e das cidades ao longo da BR-364, não havia sido interrompido. A única exceção foi no ano da pandemia, por razões óbvias. A festa dos ribeirinhos neste ano não foi realizada, e nem se falou sobre o assunto nos corredores do Prédio do Relógio. Não é interessante para os planos do secretário Paulo Moras Jr realizar o evento, mas focar os recursos do Esporte, como diz o Decreto 21.326/2025 assinado pelo seu irmão, Léo Moraes, em “promoção de eventos artísticos”.

Veja o decreto do prefeito alocando mais dinheiro para eventos:

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também