Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 03 de Novembro de 2009 - 14h37

Recursos para curso de veterinária são garantidos no Orçamento 2010 da ALE

RONDONIAGORA


Recursos para curso de veterinária são garantidos no Orçamento 2010 da ALE
Na manhã desta terça-feira (3), o governador Ivo Cassol recebeu, na Residência Oficial, o reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor José Januário de Oliveira Amaral, acompanhado do professor Adjalma Campos e de Oscar Silvestre. O reitor solicitou o apoio do Governo do Estado para a implantação do curso de medicina veterinária, que será oferecido no Campus de Rolim de Moura.

De acordo com o reitor, a implementação do curso em Rolim de Moura traz benefícios tanto para os estudantes como para a região. “Ao deslocarmos o curso de medicina veterinária para Rolim de Moura haverá mais proximidade do estudante e dos professores com o setor produtivo, o que é de fundamental importância para o bom desempenho e mesmo para a qualidade do curso. Lembrando que a comunidade também ganha imensamente com isso, uma vez que terá acesso mais fácil e rápido a determinados recursos gerados na universidade”, explicou o reitor, dizendo ainda que, “para a construção de infra-estrutura como, salas de aula, laboratórios e refeitório, serão necessários investimentos na ordem de R$ 5.200.00,00 (cinco milhões e duzentos mil reais) e, para isso, contamos mais uma vez com o apoio do Governo do Estado”, finalizou.

O governador Ivo Cassol ofereceu total apoio à iniciativa. “Como foi feito com a implantação do curso de medicina humana, aqui em Porto Velho, que disponibilizamos recursos para oferecer a infra-estrutura necessária para a formação de bons profissionais, com medicina veterinária não poderia ser diferente. Vamos disponibilizar recursos para a implantação do curso em Rolim de Moura, é um compromisso que eu assumo com a educação do nosso Estado”, afirmou Cassol.

Ao avaliar a solicitação, o governador mostrou ao reitor da Unir outras possibilidades que poderiam levar à diminuição do custo e mesmo da qualidade das ações. “Com a implantação do curso de veterinária em Rolim de Moura pode ser feita uma grande parceria com a Emater, em que se ganha em qualidade, e podem-se diminuir custos que seriam feitos com terceirizados. Quanto ao refeitório, por exemplo, pode ser realizada uma licitação em que o vencedor se comprometa tanto com a construção do prédio como com a prestação de serviço, terceirizando essa operação, o que gera também ainda mais redução de custos sem deixar de lado a qualidade”, sugeriu o governador.

Recursos garantidos

Imediatamente após a reunião com o reitor, o governador Ivo Cassol entrou em contato com o deputado Luiz Cláudio, que é relator do orçamento da Assembléia Legislativa. O deputado se deslocou até a Residência Oficial para tomar ciência dos fatos e avaliar a viabilidade da alocação desses recursos para Unir. “Desde já posso afirmar que estão garantidos os recursos para a implantação do curso de medicina veterinária em Rolim de Moura. A abertura de um curso dessa importância para todo o Estado é fundamental para seu desenvolvimento e não podemos deixar de apoiar”, garantiu o deputado.

De acordo com o deputado, hoje Rondônia tem cerca de 12 milhões de bovinos, exporta carne para mais de 30 países, é um dos estados brasileiros que tem as maiores indústrias frigoríficas do país, a cadeia produtiva do leite conta com projetos do Governo do Estado (Proleite), que também incentiva a instalação de indústrias de produtos lácteos, e a ovinocultura também está se desenvolvendo bem em Rondônia. “Com todo esse desenvolvimento é um compromisso que o Governo do Estado e a Assembléia assumem de dar oportunidades aos ‘filhos de Rondônia’, para que possam seguir um curso superior de qualidade que, futuramente, lhes permitirá aplicar seus conhecimentos em prol do Estado”, finalizou o deputado.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions