Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 24 de Novembro de 2008 - 16h36

Reunião Brasil-Bolívia aprova construção de ponte binacional

Assessoria


Definido e aprovado pela Comissão Mista Brasileiro-Boliviana (CMBB), a construção da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, ligando os dois países pelos municípios de Guajará-Mirim no Brasil e Guayaramirin na Bolívia.

Durante a reunião, na última quinta-feira (20), no Hotel Pakaas Palafitas um dos pontos altos e de extrema importância para convencer a comissão boliviana sobre as vantagens da obra, foi a apresentação feita pelo diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (DNIT), Miguel de Souza, mostrando as características técnicas e localização da ponte que de acordo com ele, esta construção significa “um importante propósito de impulsionamento e desenvolvimento da infra-estrutura física de integração Sul –Americana”, ressaltou.

No encontro foi definido os termos de aprovação do Regulamento Interno da CMBB, que será objeto de troca de Notas pelas respectivas chancelarias e foi entregue também a parte boliviana, a Minuta dos Termos de Referência e do Edital de construção da ponte que comprometeu-se a reagir sobre a proposta brasileira até o dia 30 de novembro.

Para o diretor Miguel de Souza, a construção desta ponte deve começar o quanto antes. “É importante ressaltar o tempo necessário para o inicio das obras, que deve começar em julho de 2010”, explicou.

O diretor lembrou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, “Saída para o Pacífico”, projeto pelo qual, ele é o idealizador.

A construção da ponte sobre o Rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.

Para o estado de Rondônia e para todo o País, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.

Ficou acordado entre ambas as comissões que o próximo encontro será realizada em fevereiro de 2009, na cidade de Guayaramerín, na Bolívia.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/reuniao-brasil-bolivia-aprova-construcao-de-ponte-binacional)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions