Rondoniagora.com

Rondônia, 17 de Agosto de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Reunião Brasil-Bolívia aprova construção de ponte binacional

Segunda-feira, 24 Novembro de 2008 - 16:36 | Assessoria


Definido e aprovado pela Comissão Mista Brasileiro-Boliviana (CMBB), a construção da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, ligando os dois países pelos municípios de Guajará-Mirim no Brasil e Guayaramirin na Bolívia.

Para o diretor Miguel de Souza, a construção desta ponte deve começar o quanto antes. “É importante ressaltar o tempo necessário para o inicio das obras, que deve começar em julho de 2010”, explicou.

No encontro foi definido os termos de aprovação do Regulamento Interno da CMBB, que será objeto de troca de Notas pelas respectivas chancelarias e foi entregue também a parte boliviana, a Minuta dos Termos de Referência e do Edital de construção da ponte que comprometeu-se a reagir sobre a proposta brasileira até o dia 30 de novembro.

Para o diretor Miguel de Souza, a construção desta ponte deve começar o quanto antes. “É importante ressaltar o tempo necessário para o inicio das obras, que deve começar em julho de 2010”, explicou.

O diretor lembrou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, “Saída para o Pacífico”, projeto pelo qual, ele é o idealizador.

A construção da ponte sobre o Rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.

Para o estado de Rondônia e para todo o País, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.

Ficou acordado entre ambas as comissões que o próximo encontro será realizada em fevereiro de 2009, na cidade de Guayaramerín, na Bolívia.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News