Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 19 de Março de 2009 - 15h54

Ribeirinhos são alertados sobre abertura de vertedouro da Samuel

Terezinha Félix de Brito


Ribeirinhos são alertados sobre abertura de vertedouro da Samuel
Foto: Cleris Muniz

Em virtude das altas precipitações pluviométricas (chuvas) ocorridas durante o período de inverno na Região, a equipe de Meio Ambiente da Eletronorte deu início, na semana passada, ao trabalho de divulgação junto aos ribeirinhos vizinhos da Usina Hidrelétrica Samuel, sobre a possível abertura das comportas do vertedouro do reservatório da UHE Samuel.

O alerta é importante, pois, se as comportas forem abertas, o nível do rio Jamari (a jusante do reservatório) pode subir cerca de cinco metros, provocando alagamento nas áreas de várzea, dificultando também, a navegação em pequenas embarcações e a pesca em decorrência da força e velocidade das águas. De acordo com o Engenheiro Fernando Inácio Borges da Silva Bastos, coordenador da área de Meio Ambiente da Regional de Produção de Rondônia – CRD, a comunidade local está sendo avisada com antecedência sobre o possível ocorrido. “Todos os anos a Eletronorte faz o comunicado aos ribeirinhos adjacentes, embora, nem sempre tenha sido necessário abrir o vertedouro. Tudo vai depender do nível de água acumulada no Lago, e também das contínuas chuvas, mas mesmo assim fazemos questão de avisar cada família que reside na área vizinha a UHE Samuel”, explica o engenheiro Bastos.

“Quando recebo a visita da equipe da Eletronorte já procuro me preparar, pois, sei que existe possibilidade da abertura das comportas que podem nos atingir diretamente”, disse o ribeirinho João Gomes, que mora na região há dez anos.

O vertedouro foi aberto, pela última vez, há três anos, quando o nível da água no reservatório atingiu a cota 87 metros, que é medida a partir do nível do mar. Se as cinco comportas do vertedouro forem abertas, as mesmas poderão despejar no rio Jamari, cerca de um milhão e trezentos mil litros, de água por segundo, de dez a trinta dias consecutivos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions