Rondônia, quinta-feira, 19 de setembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 - 11h06

Rio Madeira começa a invadir ruas do Cai N’Água em Porto Velho; Vídeo

da Redação


Rio Madeira começa a invadir ruas do Cai N’Água em Porto Velho; Vídeo

Com a cheia do Rio Madeira, algumas ruas da região do Cai N’Água, em Porto Velho, começam a ser invadidas pela água. Próximo a feira do produtor rural, o igarapé da região transbordou por conta das intensas chuvas dos últimos dias e a Rua Jaci-Paraná já acumula água. Nessa sexta-feira (15), o nível do rio chegou a 16,33 metros.

Conforme prognósticos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), há a previsão de que na próxima sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o Madeira atinja a cota de 17,53 metros, antecipando o que estava previsto para acontecer somente em março.

Na região do porto público municipal, a Rua Beira Rio também já começa a ser inundada. O local onde várias embarcações atracavam e esperavam para o embarque e desembarque de mercadorias já está alagado. A água também já começa a se aproximar das casas mais próximas do rio.

O pescador Raimundo Nonato Vasconcelos, de 55 anos, mora na margem esquerda do Madeira há mais de 15 anos e diz que, conforme o nível das águas vai subindo, a preocupação dos ribeirinhos aumenta. “Todos os dias eu pesco para levar o que comer para minha família e, neste ano, eu percebi que a correnteza está um pouco mais forte, o que faz a gente redobrar os cuidados porque pode virar o nosso barco. Eu não quero passar pela mesma situação que passei em 2014 porque a água invadiu a minha casa pelo meio e tive que morar em abrigo”, teme Raimundo. 

Rio Madeira começa a invadir ruas do Cai N’Água em Porto Velho; Vídeo

Flaviano Martins, de 47 anos, é morador do Bairro Triângulo e acompanha todos os dias as notícias sobre a cheia do Rio Madeira. “Eu fico atento porque eu moro na beira do rio e preciso ficar sabendo tudo o que acontece. Ao ler uma notícia que o nível do Rio Madeira vai ultrapassar os 17 metros eu fiquei com medo e já deixei meus familiares em alerta porque se o rio subir mais um pouco eu vou ter que sair de casa”, diz o morador.

“Depois da cheia de 2014 a gente sempre fica apreensivo quando o rio passa dos 15 metros porque a água começa a invadir os terrenos das casas que ficam as margens do Rio Madeira. Eu trabalho fazendo frete no rio todos os dias e o cuidado tem que ser redobrado porque a correnteza e as ondas estão fortes e pode causar uma tragédia se não tiver cuidado”, diz o barqueiro Roberto Moraes da Silva, de 39 anos, que reside às margens do Rio Madeira.

Conforme a Defesa Civil Municipal, as equipes estão em campo fazendo o monitoramento e acompanhando as famílias que residem em áreas de risco de enchente. No entanto, uma das preocupações é com o excesso de lixo encontrado próximo das residências, fato que gera riscos a saúde e atrai animais peçonhentos, além de ratos que transmitem doenças.

O órgão alerta ainda que, em caso de necessidade, há equipe de plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, que podem ser acionadas pelos telefones 199, disponível das 8h às 18h, e o número 98473-2112, 24 horas. O corpo de bombeiros também poderá ser acionado através do número 193.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/rio-madeira-comeca-a-invadir-ruas-do-cai-n-agua-em-porto-velho-video?fbclid=IwAR0ohtQ2glUIWAeaUE26qe3DC62hfBC6HR3HQkvpz8ITWQXuowjanr3r0ck)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions