Rondônia, 19 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Rio Madeira oscila em 9,12 metros, mas nível deve baixar mais

Quarta-feira, 08 Maio de 2024 - 09:15 | SMC


Rio Madeira oscila em 9,12 metros, mas nível deve baixar mais

O nível do rio Madeira chegou a 9,12 metros na terça-feira (7), conforme foi informado pela Defesa Civil Municipal. O órgão, inclusive, já tinha alertado que em virtude da redução das chuvas na cabeceira, a tendência seria de recuo das águas, também devido ao início do período conhecido como ‘verão amazônico’.

Conforme a Defesa Civil, a bacia do rio Madeira, no município de Porto Velho, sofre influência em 74% das chuvas que caem na Bolívia, 12% pelas chuvas do Peru e apenas 14% das águas pluviais que chegam ao solo brasileiro.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Elias Ribeiro, disse que a tendência para os próximos dias é de que o nível do rio diminua ainda mais, caso seja mantida a previsão dos institutos meteorológicos e da Agência Nacional de Águas (ANA).

“A Defesa Civil segue realizando monitoramento constante. Inclusive, instituímos um gabinete para agirmos de forma antecipada, buscando apoio e estrutura para enfrentamento de escassez hídrica, caso se consolide o que está previsto”, comentou Ribeiro.

Disse ainda que a Prefeitura de Porto Velho, através da Defesa Civil Municipal, aguarda o agendamento de uma nova reunião com as instituições que tratam das questões climáticas, o que deve acontecer até o final de maio, para mais informações e orientações.

Com base no que for informado, estratégias serão adotadas pelo município, visando enfrentar a estiagem e uma possível escassez de água, se for necessário.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também