Rondônia, 24 de julho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Rio Madeira recua mais e fica a 5 centímetros de bater recorde histórico de seca

Quinta-feira, 21 Setembro de 2023 - 09:37 | Redação


Rio Madeira recua mais e fica a 5 centímetros de bater recorde histórico de seca

O nível do Rio Madeira continua em estado crítico. Na quarta-feira (20), a régua da Agência Nacional de Águas (ANA), localizada na cabeceira da ponte que liga Porto Velho à Manaus, registrou 1,48 metro.

A medição foi feita por volta das 12h. Esse é o menor nível medido pela ANA neste ano e é também o nível mais próximo do recorde registrado desde o início da série histórica.

No ano passado, o Rio Madeira chegou a cota de 1,44 metro. Esse foi o menor nível registrado na história da bacia. Até então a menor medição havia sido registrada em 2005, quando chegou a 1,63 metro.

O nível registrado ontem ficou a 5 centímetros de bater o recorde da história.

Com o atual cenário, onde o leito do rio passou a ter a presença de bancos de areia e pedras por diversas partes, a Marinha do Brasil proibiu a navegação de embarcações no período noturno. Essa portaria foi publicada em agosto.

Ribeirinhos recebem apoio

Quem vive às margens do Rio Madeira tem sofrido com forte período de estiagem. O chamado verão amazônico tem castigado até mesmo o líquido essencial à vida.

Segundo a Defesa Civil de Porto Velho, mais de 10 mil litros de água potável foram distribuídos às famílias que vivem em áreas mais afetadas com a seca.

Além disso, o órgão também distribui hipoclorito para purificar a água de poços amazônicos, tornando-a propícia para consumo humano.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também