Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 15 de Julho de 2009 - 12h28

Roberto Sobrinho busca solução em Brasília em encontro com Minc

Assessoria


O deputado Eduardo Valverde e o prefeito da Capital Roberto Sobrinho vão se reunir durante jantar desta noite (15) com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em Brasília, com quem vão discutir a retomada do acordo que vinha sendo costurado em busca de uma solução para os moradores que ocupam a Floresta Nacional do Bom Futuro.
De acordo com o deputado Valverde, as negociações para a retirada do gado e manutenção das famílias de pequenos produtores no local vinham sendo bem conduzidas, “até que o governador Ivo Cassol decidiu conturbar o processo, lançando mão de chantagens e proselitismo político”.

O parlamentar lamentou o retrocesso provocado pelas falsas expectativas lançadas pelo governador Cassol, depois de um intenso trabalho que vinha sendo feito junto a lideranças da comunidade, com várias reuniões na biblioteca Francisco Meirelles, com a presença de autoridades do Ibama, do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente e do arcebispo Dom Moacyr Grechi. “Estávamos bem encaminhados. As famílias já concordavam que teriam que retirar o gado, havia a possibilidade de deixar até 50 cabeças, teriam que optar por novos modelos de produção sustentável em pequenos módulos rurais, enfim, tudo caminhava para uma solução até que o governador entrou com chantagens, propôs um acordo e o vendeu como solução da lavoura, dizendo que tudo ficaria como estava, o que não era verdade”, observou Valverde, referindo-se a proposta apresentada por Cassol de condicionar a liberação da licença para a construção da usina de Jirau à permuta de uma área da Flona Bom Futuro pela área do Rio Vermelho, que será atingida pela construção da usina.

Proposta

Valverde e o prefeito Roberto Sobrinho vão pedir ao ministro Minc que agilize a elaboração do projeto de lei que deverá alterar a Floresta Nacional para a criação de nova reserva federal, uma reserva estadual e uma área de 70 mil hectares destinada ao uso sustentável, onde as famílias de pequenos produtores poderão ser regularmente assentadas. “Só quem não vai gostar do acordo, com todo certeza, são os grandes criadores que querem áreas de mais de mil hectares para seus rebanhos de milhares de cabeças de gado”, salienta o parlamentar, acrescentando que “de qualquer forma, não é fácil, porque depende de aprovação de leis no Congresso e na Assembléia Legislativa, criando novas unidades federal e estadual”, explicou Valverde.

Multas

Os dois também vão pedir ao ministro Minc que as multas aplicadas a pequenos produtores sejam suspensas, mas que o controle na entrada seja mantido, para evitar o avanço do desmatamento na área. Por conta da operação é das multas, centenas de moradores decidiram bloquear a entrada da usina de Jirau. “Vamos em busca de uma solução para não acirrar ainda mais os ânimos, o que não ajuda em nada”, avaliou o prefeito Roberto Sobrinho.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions