Rondoniagora.com

Rondônia, 30 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Rondônia deve receber novas doses da AstraZeneca nesta semana

Terça-feira, 14 Setembro de 2021 - 09:58 | da Redação


Rondônia deve receber novas doses da AstraZeneca nesta semana

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) informou ao RONDONIAGORA, na manhã desta terça-feira (14), que novas doses da vacina da AstraZeneca devem chegar a Rondônia ainda nesta semana.

O estado informou que a previsão, é que as vacinas cheguem na próxima quarta-feira (15) ou quinta-feira (16). Ainda não se sabe a quantidade doses.

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Porto Velho suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca, por conta do atraso do envio por parte do Ministério da Saúde (MS).

Os repasses ao Programa Nacional de Imunização estão suspensos há duas semanas devido a um atraso na entrega do ingrediente farmacêutico ativo, principal componente da fórmula, que é importado da China.

Os lotes do IFA só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado. O processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas.

Em agosto, a Fiocruz entregou a menor quantidade de imunizantes desde o começo da produção, em março desse ano. Foram quase 11 milhões e meio de doses, quase a metade do repasse feito em maio.

Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz afirmou que o quantitativo de vacinas já entregues e a previsão para este mês, de cerca de 15 milhões de doses, não indicam escassez de vacinas para aplicação da segunda dose.

A Fundação também esclareceu que é responsável pela produção e entrega dos imunizantes ao Ministério da Saúde, que as distribui para os estados e estes aos municípios, cabendo aos gestores a decisão sobre a aplicação das doses.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News