Geral
Rondônia lidera queimadas no país com 1609 focos em 48 horas; Porto Velho também é recordista
Domingo, 09 Setembro de 2018 - 10:09 | da Redação

O Estado de Rondônia superou o Mato Grosso e nas últimas 48 horas registrou 1609 focos de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Historicamente Mato Grosso e Pará lideravam. O Acre agora vem logo em seguida.
 Segundo os números, a maior parte das queimadas em Rondônia acontece em Porto Velho. Foram 522 focos nas últimas 48 horas. Exatamente o dobro do segundo município no país que mais queima, Colniza, no Mato Grosso. Veja os números:
 
 PORTO VELHO: 522
 COLNIZA (MATO GROSSO): 261
 LÁBREA (AMAZONAS): 237
 FEIJÓ (ACRE): 193
 NOVA MAMORÉ (RONDÔNIA): 185
 CANDEIAS DO JAMARI (RONDÔNIA)	175
 CUJUBIM (RONDÔNIA): 151
 SENA MADUREIRA (ACRE): 148
 BOCA DO ACRE (AMAZONAS): 137
 MACHADINHO D'OESTE (RONDÔNIA): 131
Estados
 
 RO: 1609
 AC: 1215
 MT: 1118
 AM: 826
 MG: 181
 PA: 168
 GO: 134
 MS: 126
 TO: 122
 SP: 72
 RS: 62
 MA: 56
 BA: 44
 PI: 43
 SC: 31
 PR: 24
 CE: 22
 RJ: 10
 DF: 9
 PE: 8
 ES: 7
 AP: 5
 PB: 4
 SE: 1
Doenças
A fumaça diminui a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite que na maioria das vezes atingem principalmente idosos e crianças, considerados vulneráveis. E quando a queimada acontece às margens de rodovias, pode diminuir a visibilidade dos motoristas e como isso, provocar acidentes graves. 
 
 O major do Corpo de Bombeiros, Tadeu Sanches, explica que população ainda insiste em fazer queimadas mesmo sabendo dos perigos. “Boa parte dos proprietários de terras na área rural prefere incendiar os matos quando querem limpar o espaço porque jugam ser mais fácil mesmo sabendo dos riscos e problemas que podem causar aquela queimada. Já na área urbana, os moradores têm uma mania de queimar terrenos baldios ou até mesmo lixos domésticos e isso é muito perigoso porque pode invadir outras residências”, disse.
Para atender as ocorrências na área urbana e rural da capital, o Corpo de Bombeiros conta com uma equipe de 10 militares, dois caminhões de combate e duas caminhonetes.      
Multas e Denúncias
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) informou que as multas para quem for flagrado fazendo queimadas variam de R$71,90 a R$ 7 milhões.
As denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp 99374-8556, através do 0800 647 20 ou diretamente no site sema.portovelho.gov.br.