Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 08 de Dezembro de 2009 - 15h33

Rondônia reduz os focos de calor em mais de 60% em 2009

Decom


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental divulgou na manhã desta terça-feira (8/12) o relatório de Monitoramento de Focos de Calor em Rondônia referente aos meses de julho a novembro de 2009. Durante este período foi verificado em todo o Estado 6.554 focos de calor, contra 16.586 focos registrados no mesmo período de 2008, representando uma redução de 60%. Estes dados foram coletados pela Coordenadoria de Geociência da Sedam, tendo como fonte o Centro de Pesquisa Tecnológica Espacial e Científica, do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (CPTEC/INPE).

De acordo com o relatório, o mês que apresentou maior redução foi agosto de 2009, com uma queda superior a 78% e no mês de julho 72%, esse período é considerado seco e propício para as queimadas, mas, os projetos de Educação Ambiental, monitoramento e o Plano de Ação de Combate as Queimadas elaborado pelo Governo de Rondônia, ajudaram na redução dos focos de calor no Estado.

Unidades de Conservação Estaduais

Nas Unidades de Conservação Estaduais, durante o período de julho a novembro de 2009, ocorreu uma redução de mais de 46% no número de focos de calor em comparação ao mesmo período de 2008. A Resex de Jaci Paraná foi responsável por mais de 70 % dos focos detectados nas Unidades de Conservação Estadual, enquanto em 2008 Corumbiara foi a que apresentou maior número de focos de calor, sendo responsável por mais de 43% do total dos focos monitorados em todas as unidades de conservação Estadual.

Com base nos dados, no ano de 2009 ocorreu uma redução de mais de 60% no número total de focos de calor registrado no Estado. Nas Unidades de conservação federal e estadual de Rondônia as reduções dos focos de calor foram superiores a 66%. “Estes números mostram a importância das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado de Rondônia e seus parceiros, sejam eles municipais, federais e não governamentais, na conscientização do não uso do fogo, através de campanhas na mídia e de ações de monitoramento, controle e fiscalização aliadas às ações de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental que conquistou neste ano mais um objetivo pelo meio ambiente que é a redução dos focos de calor”, concluiu o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions