Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 15 de Janeiro de 2010 - 15h44

Rondônia tem quase 22 mil casos de dengue

RONDONIAGORA


Atendendo à determinação do governador Ivo Cassol, para intensificação das ações de combate à dengue no Estado, que deverão ser ininterruptas o ano todo, a partir da próxima segunda-feira (18) a Agência de Vigilância Epidemiológica do Estado, ligada à Secretaria da Saúde (Sesau), convocará outras instituições para dar suporte ao trabalho antes que a doença transforme-se em epidemia.

O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Estadual de Combate à Dengue, Marcos Ferreira, gerente de Epidemiologia da Agevisa, durante a Videoconferência promovida em Porto Velho pelo Ministério Público do Estado, integrante do comitê, com transmissão para 22 municípios rondonienses.

O evento, conduzido pela promotora de Justiça da Saúde, Emília Oiye, serviu para que os técnicos da Saúde estadual (Agevisa, Cemetron e Lacen) sanassem dúvidas a respeito da doença, realização de exames, formas de tratamento, entre outras encaminhadas pelo público que assistia no auditório da instituição na Capital e nas outras 22 cidades. Ainda foram emitidos duas Notas Técnicas com base nas quais o MP deverá orientar as prefeituras a publicarem Decretos estipulando multas contra donos de empreendimentos, como construtoras, borracharias, entre outros, além de terrenos baldios, que deixarem água acumulada nas proximidades.

A proposta da Agevisa/Sesau, segundo Marcos Ferreira, é mobilizar o maior número possível de pessoas, inclusive ter a garantia de poder acessar as residências que estão fechadas em função das férias ou mudança dos proprietários, mantendo em seu redor possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, como piscinas, caixas d’água ou tanques sem tampa, pneus, latas e garrafas, e terrenos baldios. “O combate ao vetor, que é o mosquito, é a principal medida de controle para interromper a cadeia de transmissão, por isso temos que mobilizar um exército de pessoas, entre voluntários e técnicos da Sesau e secretarias municipais, para eliminarmos todos os possíveis focos”, disse o presidente do comitê.

Números da dengue em Rondônia

Dados da Agevisa apontam que o número de casos na primeira semana de janeiro de 2010 superou o registrado em todo o mês de janeiro de 2009, acentuando a situação crítica do Estado, muito embora não tenha atingido o ápice de uma epidemia, conforme revelou a medida Lúcia Rocha, do Ministério da Saúde, por ocasião da capacitação realizada na última semana.

Os últimos números revelam que Rondônia tem hoje 21.908 casos, dos quais 2.520 foram notificados em Jaru, 2.026 em Cacoal, 1.894 em Porto Velho, 1.485 em Vilhena, 1.418 em Ariquemes e 1.342 em Pimenta Bueno. Também para maior controle da doença, esses dados deverão ser atualizados todas as segundas-feiras e divulgados nos portais: www.rondonia.ro.gov.br e www.sesau.ro.gov.br. Uma reunião marcada para a próxima segunda-feira com a secretária-adjunta da Saúde estadual, Débora Rodrigues, e a equipe da Agevisa irá definir novos mecanismos para que Rondônia vença a dengue. “É imprescindível a participação de todos nesta luta”, disse Débora Rodrigues, lembrando que a população tem em suas mãos a principal medida contra a doença, que é cuidar para não deixar água acumulada em suas casas e adjacências.

Ações

A partir da próxima semana também, técnicos da Agevisa/Sesau irão promover reuniões em vários municípios, começando na terça-feira (19) por Jaru (Ouro Preto, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari) e na quarta-feira (20) Ariquemes (Machadinho do Oeste, Cujubim, Rio Crespo, Monte Negro, Buritis, Campo Novo, Alto Paraíso e Cacaulândia). Já as técnicas do Ministério da Saúde, Lúcia Rocha e Jaqueline Martins vão estar em Cacoal e Rolim de Moura, na quarta-feira (20) e quinta-feira (21), respectivamente, capacitando os médicos sobre o combate, manejo clínico e tratamento, que faz parte das Diretrizes Nacionais para a Prevenção de Epidemias de Dengue, às quais todos os gestores e agentes de saúde pública e particular devem estar atentos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions