Rondônia, quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 01 de Agosto de 2009 - 08h58

São Lucas é destaque em mesa redonda internacional sobre infância e juventude

Assessoria


A Faculdade São Lucas é a única instituição não governamental diretamente envolvida no Programa 100 Cidades, que reúne cidades italianas e brasileiras, além de Rosário (Argentina) e La Paz (Bolívia). Isso faz da FSL um diferencial para os demais parceiros. O programa segue os seguintes eixos programáticos: Gestão de Resíduos, Recursos Hídricos, Cooperação Inter Regional Descentralizada, Direitos das Mulheres, Infância e Adolescência, Planejamento Territorial e Amazônia. Estes eixos são denominados Mesas e possuem uma cidade responsável em cada país para coordenar os trabalhos, denominada Chefe de Fila. No âmbito do Programa 100 Cidades, a Faculdade São Lucas atua na Mesa da Infância e Adolescência e desenvolve o projeto Observatório Juvenil, cujos parceiros são as cidades de Turim (Itália), São Carlos, Santos, Várzea Paulista e Salvador (Brasil), Rosário (Argentina) e La Paz (Bolívia). A FSL participou da primeira fase dos trabalhos do projeto, cujo resultado foi publicado na Coletânea Olhando o Mundo.
De cooperação internacional entre Brasil e Itália, com financiamento da União Européia, o programa consiste no intercâmbio cultural e científico entre as cidades parceiras com o objetivo de promover debates e pesquisas em diversas áreas do conhecimento em busca de caminhos que possam contribuir para a redução das desigualdades regionais e sociais. A dedicação e o empenho que a São Lucas destinou para a realização da primeira etapa do programa foram reconhecidos com a assinatura de Termo de Convênio Europeu para desenvolver novas pesquisas. O Convênio tem a duração de três anos. Na área da Infância e Adolescência, a Mesa da qual a Faculdade São Lucas faz parte realiza pesquisa sobre os temas Família, Escola, Crianças e Jovens de Rua, Trabalho, Violência, Drogas, Interesses dos Jovens e Participação Juvenil. O Grupo de Trabalho aprovou proposta para que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma transversal, observando-se as conseqüências da violência sobre o mundo juvenil e as causas e efeitos sociais sobre os temas pesquisados.
Em julho, os parceiros do Programa 100 Cidades participaram de encontro na cidade de Várzea Paulista quando foi apresentada a proposta de trabalho para o Projeto Observatório, incluindo a metodologia que será utilizada durante as atividades. Segundo Professor Honório Moraes, representante da Faculdade São Lucas no Programa 100 Cidades, os integrantes da Mesa realizaram visitas técnicas e participaram de Audiência Pública na Câmara de Vereadores. Em São Carlos, os parceiros integrantes da Mesa da Infância e Adolescência estiveram reunidos com o compromisso de levantar o perfil social na área da Infância. Na oportunidade, também foi mantido contato com a coordenadora do Projeto Observatório no Vale do Jequitinhonha, Professora Vanessa Juliana da Silva Santos, especialista em Sociologia Política. Honório Moraes disse que esse contato foi importante porque ficou definido que a Faculdade São Lucas e a Universidade Estadual do Vale do Jequitinhonha realizarão pesquisa conjunta na questão juvenil, tendo em vista as semelhanças do ponto de vista estrutural entre as cidades onde estão situadas. Ficou definido, também, que o próximo encontro será realizado em meados de julho de 2010, na cidade argentina de Rosário.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions