Rondônia, terça-feira, 21 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 03 de Abril de 2008 - 12h59

São Lucas e São Mateus realizam Semana de Alerta sobre Saúde e as Mudanças Climáticas

Assessoria


Com o objetivo de alertar sobre os impactos provocados pelas mudanças climáticas na saúde em geral, as Faculdades São Lucas e São Mateus realizam, de 7 a 10 deste mês, a Semana de Alerta sobre Saúde e as Mudanças Climáticas, com palestras de sensibilização e atividades preventivas. Com o tema central "A Saúde e o Planeta Terra", a iniciativa leva em conta a necessidade de proteger a saúde dos efeitos adversos das mudanças climáticas. Segundo o turismólogo Roosevelt Moldes, gerente do Núcleo de Eventos da São Lucas, diante dos impactos ambientais já constatados, o tema põe a saúde no centro do diálogo global sobre as mudanças climáticas, considerando especialmente as ameaças crescentes que as mudanças climáticas vêm causando à segurança da saúde pública global.Na abertura do evento, às 9h de segunda-feira, dia 7, no auditório da São Lucas, o gerente do NEC, Roosevelt Moldes, e a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da São Lucas (Sala Verde), Maricélia Cantanhede, vão destacar as propostas da Semana de Alerta sobre Saúde e as Mudanças Climáticas, seguindo-se palestras do médico infectologista Sérgio Bazano, enfocando o tema "Doenças Infecto contagiosas", e da Psicóloga Neffretier Santos, sobre o tema "Saúde e Comportamento". À tarde serão ministradas palestras sobre os temas "A Saúde e as Alterações Climáticas, com Enfoque à Toxicologia Ambiental", pelo professor Marcelo Arouca, e sobre "Doenças Tropicais", com o professor Mauro Tada.

Para a terça, dia 8, das 14h às 18h, a Semana de Alerta sobre Saúde e as Mudanças Climáticas prevê palestras que serão ministradas por especialistas na área de Odontologia. Estão programadas abordagens sobre os temas "Halitose (Mau Hálito)", com o professor Gustav Guimarães, especialista e mestrando em Periodontia; "Trauma Dental", pela professora Maria Rosa Félix Gomide, especialista em Endodontia; "Câncer Bucal", com o professor Moacyr Tadeu Vicente Rodrigues, Mestre em Estomatologia; "Odontologia preventiva da gestação à adolescência"; e apresentação do Projeto Dentista Cidadão, por alunos do curso de Odontologia da São Lucas.

No dia 9, quarta-feira, haverá atividades de orientação nutricional, das 8h às 20h, (Clínica de Nutrição), orientação, por equipe da Clínica de Fonoaudiologia, sobre higiene vocal para os professores da Faculdade, das 8h às 18h (Sala dos Professores), além de verificação de pressão arterial e teste de glicemia (Laboratório de Enfermagem). Na quinta, dia 10, o evento terá, das 16h às 18h, palestras sobre "Plantas medicinais e plantas tóxicas" com as professoras Ana Cristina Ramos de Souza e Solange Dantas, enquanto, às 20h, a professora Arely Rute fará palestra sobre "Turismo de Saúde". No encerramento da Semana de Alerta sobre Saúde e as Mudanças Climáticas haverá apresentação de peça teatral, com os alunos Armando Júnior, Lígia Mendes, Célia Gonçalves, Sandra Mirleny e Carla Pinho, do 6º Período do Curso de Ciências Biológicas, e apresentação do Coral da Justiça Federal de Rondônia.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions