Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Saúde define critérios de estágio para mais de 1.200 universitários

Sexta-feira, 13 Junho de 2008 - 16:42 | RONDONIAGORA.COM


Com o objetivo de definir critérios e diretrizes para o programa de cooperação técnica e pedagógica, a Secretaria de Estado da Saúde se reuniu com representantes de quatro instituições de ensino superior e de universitários. O programa atualmente oferece mais de 1.200 vagas de estágios para alunos da área de saúde. O trabalho é desenvolvido nas unidades estaduais de saúde e atende estudantes de nove diferentes cursos. A preocupação da administração estadual é manter o programa de estágios sem comprometer a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes.
O programa de estágios atende alunos dos cursos de medicina, enfermagem, biomedicina, nutrição, fisioterapia, psicologia, técnicos em enfermagem, radiologia e laboratorial. A parceria para a formação profissional em Saúde envolve a administração estadual, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Faro, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) e a Faculdade São Lucas. A Faro já solicitou mais 400 vagas para estagiários.
Definição para o trabalho de médicos do quadro - Foram realizadas duas reuniões, a primeira com diretores das Instituições de Ensino Superior (IES) e em seguida com representantes dos alunos. No encontro com os diretores a Sesau apresentou questões como a definição quanto ao trabalho de médicos do quadro, como preceptores de alunos de medicina do 5º e 6º anos. Os profissionais atuam como professores para os estudantes do internato.
“Como solução para o problema, a Unir apresentou uma proposta para a concessão de 25 bolsas para os preceptores. Os médicos receberiam R$ 793,00 para trabalharem como professores. A proposta está sendo avaliada pela Sesau, que exige que não haja coincidência de atividades de atendimento ao público com a de médico preceptor. O documento será enviado à Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Estado de Administração para análise legal”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Critérios importantes para os estagiários - O encontro com os representantes dos alunos teve a meta de ouvir as reivindicações e apresentar critérios importantes para os estagiários. A preocupação da Sesau se deve ao grande volume de alunos que está aprendendo nas unidades Estaduais. Entre os pontos apresentados estão a obrigatoriedade dos estudantes permanecerem somente no local de estágio e a regulamentação do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas) como órgão supervisor dos estágios. O Cetas atuará no cronograma e nas escalas de atividades.
Segundo o secretário da Sesau as reuniões foram positivas. “Os encontros foram importantes para a definição de metas. No próximo dia 25 o assunto vai ser debatido em um encontro no Conselho Regional de Medicina. Participarão da reunião representantes das instituições de ensino, de alunos, da Sesau, do Conselho Federal de Medicina e do Ministério da Educação”.

Visita ao Conselho Estadual de Saúde - Milton Moreira visitou na última quinta-feira o Conselho Estadual de Saúde, para dar as boas vindas ao novo presidente da entidade, Paulo Travassos, que foi eleito em reunião ordinária daquele conselho, ocorrida no início da semana. Moreira, acompanhado da Assessora Técnica da Sesau, Josefa Lourdes, disse que o teor da visita foi o de adiantar assuntos para o estreitamento das relações entre a Sesau e o Conselho Estadual de Saúde. “Discutimos, neste momento, assuntos gerais do conselho, onde o presidente nos posicionou sobre as estratégias de gestão propostas pela nova diretoria”, disse Milton Moreira.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também