Rondônia, quinta-feira, 19 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 12 de Agosto de 2008 - 12h09

Scientific American Brasil lança coleção sobre a Amazônia

Assessoria


A revista Scientific American Brasil, da Duetto Editorial, está lançando em todo o país a Coleção Amazônia – A floresta e o futuro, edição especial em três volumes que apresenta ao grande público, em linguagem simples e acessível, um panorama completo sobre a Amazônia, desde sua formação até as projeções para o futuro. Todo o conteúdo foi elaborado por pesquisadores da comunidade científica da região amazônica, oferecendo ao leitor, de maneira inédita, a visão de quem convive com a realidade local. Os estudiosos são ligados a instituições como a Universidade Federal da Amazônia, o INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a Universidade Federal do Pará e o Museu Paraense Emílio Goeldi. “A Coleção Amazônia busca desfazer o mito da floresta virgem, inabitada; de um Éden intocado e imutável. Mesmo no Brasil as pessoas têm um imaginário equivocado sobre a Amazônia. Esse material traz informações sólidas que procuram contribuir para modificar essa visão”, garante Ulisses Capozzoli, editor de Scientific American Brasil, responsável também pela Coleção.

O Volume 1 – Origens, com 98 páginas, já está nas bancas de todo o país. A edição aborda a formação geológica e a mudança nos cursos dos rios; a biodiversidade; as transformações e a fragilidade da floresta, influenciadas principalmente pela ação humana ao longo dos anos; a arqueologia dos povos pré-colombianos; a ocupação indígena e seus vestígios na arte e na agricultura; a chegada dos europeus; as tensões sociais e a Cabanagem, maior rebelião popular no Brasil; a atividade econômica; a política indigenista e as expedições sertanistas.

A situação presente da floresta tropical será apresentada no Volume 2 – Tesouros, que estará nas bancas em 22 de agosto. As reportagens abordam o universo das águas e a complexidade do clima; os recursos naturais da região, as plantas de uso medicinal e as frutas exóticas, os recursos minerais; o petróleo e as instituições de pesquisa que atuam na Amazônia.

Já o Volume 3 – Destinos, com lançamento previsto para 12 de setembro, trata das perspectivas para o futuro: as ameaças do presente; as razões do desmatamento e as promessas de desenvolvimento sustentável; os efeitos das mudanças climáticas; as áreas protegidas e o destino dos povos indígenas.

A Coleção Amazônia – A floresta e o futuro terá circulação nacional em bancas de jornal, ao preço de R$ 14,90 por exemplar.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions