Rondônia, sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 20 de Outubro de 2008 - 13h06

Seagri encerra seminário e faz ajuste para o novo programa de governo

Wania Ressutti


Foram 34 dias de trabalho, com a participação de cerca de 1500 pessoas discutindo as ações para o segmento agropecuário do Estado. Técnicos da Seagri e Emater, Ceplac, Basa, Banco do Brasil, Incra, Sedam, Idaron, Conab e Prefeituras reuniram-se com presidentes das associações, lideranças rurais e instituições municipais para levantamento das demandas que acercam o desenvolvimento do meio rural.

A necessidade de realização dos seminários surgiu a partir do desmembramento da antiga Seapes – Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social, e surgimento das secretarias de estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).

A criação das duas novas secretarias trará maior agilidade no processo de implementação e estruturação de cada setor. Para melhor compor as políticas públicas do Governo do Estado para a agricultura, o secretário Carlos Magno Ramos, da Seagri, reuniu uma equipe de técnicos para buscar, junto àqueles que trabalham no campo, a construção de um programa de ações voltado para a real necessidade de desenvolvimento sócio, econômico e produtivo rural.

A primeira reunião foi realizada no município de Vilhena, em 11 de setembro último, incluindo os municípios da região, onde foram apresentados quatro eixos temáticos: Agropecuária, Agroindústria, Regularização Fundiária e Meio Ambiente. Após as apresentações da realidade de cada eixo, foi proposto aos participantes que apresentassem as suas idéias sobre o ideal para cada tema. Com a premissa “o que queremos”, cada participante, em grupos, pode exprimir suas angustias e necessidades, levantando assim as demandas do setor agropecuário.

Essa mesma discussão foi repetida nos municípios de Cerejeiras, Cacoal, Rolim de Moura, Seringueiras, Ouro Preto do Oeste, Buritis, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Extrema, Nova Mamoré, encerrando-se no dia 14 de outubro em Porto Velho. Para Luiz Carlos Coelho de Menezes, coordenador de desenvolvimento agropecuário da Seagri, a realização desses seminários foi de grande importância para melhor visualizar as necessidades e anseios do agricultor e assim integrar as ações da secretaria com programas de atendam essas necessidades e cumpram com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável e economicamente viável para todos os eixos.

Dentre as demandas levantadas as que mais se destacaram foram questões voltadas para a regularização fundiária, que já vem sendo trabalhada pelo governo estadual e a preocupação com o meio ambiente, em especial a recuperação de áreas desmatadas para torná-las produtivas. Outro segmento que ganhou destaque foi o pedido de potencialização dos programas de governo voltados para o setor agropecuário.

Com os programas existentes os agricultores estão conseguindo melhorar a suas produtividades e a renda de sua família, porém eles exigem mais assistência técnica, com ampliação do número de técnicos, e maior implementação nos fomentos.

Os técnicos que participaram das reuniões estão agora consolidando as informações obtidas no seminário para discussão e ajustes. O resultado obtido será referendado posteriormente, através de um grande seminário para apresentação daquele que será o novo programa de ação para o segmento agropecuário do estado de Rondônia.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/seagri-encerra-seminario-e-faz-ajuste-para-o-novo-programa-de-governo-51526)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions