Rondônia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 29 de Outubro de 2008 - 18h38

Secretários prestam esclarecimentos à CPI do Leite

ALE


Instalada na Assembléia Legislativa para averiguar indícios de cartel na produção do leite em Rondônia, a CPI do Leite ouviu nesta quarta-feira, o secretário de Agricultura, Carlos Magno, e secretário da Emater, Sonrival Lima. Eles fizeram uma explanação técnica sobre o setor produtivo e municiaram os parlamentares de informações sobre a crise que resultou na paralisação dos produtores de leite.

Eles explicaram que o setor reúne 80 mil propriedades rurais. São mais de 60 laticínios – o que significa mais de 300 mil pessoas envolvidas diretamente no processo - importante segmento da sociedade – o que coloca a cadeia produtiva do leite como o mais importante no Estado.

Carlos Magno lembrou do fechamento de algumas indústrias na região. “O fechamento dessas indústrias só ocorreu em decorrência da falta de gerenciamento”, observou. Magno apontou para os membros da CPI a falta de um conselho para discutir ações sobre a produção do leite. Para o secretario Carlos Magno deve haver alternativas para definição de uma produção.

O relator da CPI, deputado Walter Araújo, acrescentou que o maior produtor de leite de Rondônia, mudou de profissão voltando para o regime artesanal – por não suportar a atual política adotada pelo sistema.

Por outro lado, o secretario Carlos Magno informou que existem programas que estão sendo executados no consumo do leite internamente: nas escolas, nos presídios, nas pastagens, no sentido de melhorar o consumo do leite – na medida em que a suspensão de impostos sobre o produto – são formas de melhorar o consumo do produto no seio da sociedade.

O deputado Luiz Cláudio (PTN) disse que “para resolver a questão – aumentando a produção – é preciso dar mais apoio ao produtor – na produção do produto – “com ações direcionadas ao leite em Rondônia - certamente irá melhorar sua produção”, observou Luiz Cláudio”.

A reunião foi presidida pelo deputado Jesualdo Pires (PSB) e contou com a participação dos deputados Luiz Cláudio, Tiziu Jidalias (PMDB) e Valter Araújo. A próxima reunião está marcada para terça-feira, às 10 horas.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/secretarios-prestam-esclarecimentos-a-cpi-do-leite-51704)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions