Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 27 de Julho de 2009 - 17h08

SEDAM APREENDE MAIS DE 1.500 M³ DE MADEIRA NO INTERIOR

RONDONIAGORA


SEDAM APREENDE MAIS DE 1.500 M³ DE MADEIRA NO INTERIOR
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio das Coordenadorias de Unidade de Conservação e Proteção Ambiental, apreendeu uma grande quantidade de madeiras em toras, o equivalente a 60 caminhões tipo Julieta. As madeiras foram localizadas no entorno do Parque Estadual Guajará-Mirim, entre os municípios de Nova Mamoré e Buritis, na região de Jacinópolis.

A ação conjunta entre Sedam, Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente, Batalhão de Polícia Ambiental e Comando de Operação Especial (COE), resultou na apreensão de aproximadamente mil quinhentos e quinze metros cúbicos de várias espécies de madeiras.

Segundo os técnicos da Sedam, a operação estava prevista no cronograma de ações do plano de proteção da unidade de conservação. Afirmam que o Estado conta com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) para realizar as ações no Parque Estadual.

De acordo com o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, desde o início do mês de julho, determinou uma equipe de fiscais para fazer o monitoramento e fiscalização das áreas do entorno do parque. Ao chegar no local, os fiscais se depararam com uma grande quantidade de madeiras em toras de várias essências, dentre elas, Angelim, Cambara, Caxita, Cedromara, Cumaru, Embireira, Frejó, Garapeira, Maracatiara, Jatobá, Jequitibá, Roxinho, Sucupira e Tauari. Essas madeiras, segundo o secretário, ficarão sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o qual será o fiel depositário das madeiras.

Atividades de monitoramento e fiscalização continuam sendo realizadas em outras regiões do Estado de Rondônia. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, destruir, danificar floresta nativa ou suprimir vegetação sem autorização dos órgãos competentes é crime e os infratores estão sujeitos a detenção de três meses a um ano, além de multa.

As madeiras apreendidas, estão sendo encaminhadas para o município de Ariquemes.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions