Rondoniagora.com

Rondônia, 07 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

SEDAM JÁ NOTIFICOU SCHAHIN A APRESENTAR PLANO PARA RECUPERAR ÁREA DEVASSADA POR ROMPIMENTO DA BARRAGEM

Sexta-feira, 25 Janeiro de 2008 - 11:58 | RONDONIAGORA.COM


A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) determinou que a Schahin Engenharia e a Empresa Industrial Técnica apresentem em 30 dias o plano completo para reparação de danos ambientais por conta do rompimento da barragem da PCH Apertadinho. Segundo parecer da secretaria, a barragem não suportou a pressão da coluna d'água e estourou, o que ocasionou a destruição de pontes em alguns trechos do rio Comemoração e matas ciliares. "As razões estão sendo investigadas para saber a dimensão dos impactos causados pelo rompimento", disse o geólogo José Trajano, responsável pela vistoria técnica.

O secretário-adjunto da Sedam, Cleth Brito, solicitou a delegacia especializada em crimes contra o meio ambiente da Polícia Civil a instaurar processo criminal para responsabilizar os culpados pelos danos ambientais causados. A delegacia prepara uma perícia para averiguar falhas e identificar os responsáveis diretos pelo acidente.

O lago da barragem de Apertadinho tem capacidade total para 114 milhões de l de água e a PCH fica a cerca de 500 km da capital, Porto Velho. A unidade, que seria inaugurada em fevereiro, foi construída com o objetivo de substituir a geração termelétrica a partir do óleo diesel, que possui custos mais altos do que uma usina de geração hídrica.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News