Rondônia, sábado, 7 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 14 de Janeiro de 2009 - 20h03

Sedec aponta despreparo de mais de 1.300 municípios para enfrentar desastres

RONDONIAGORA.COM


Até dezembro do ano passado, dos 5.569 municípios brasileiros, 1.308 não contavam com serviços de defesa civil. Segundo o coordenador geral do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), Sérgio José Bezerra, o Nordeste e o Centro-Oeste são as principais regiões com carência de equipes treinadas para prevenir e responder a desastres.

Bezerra disse que a falta de defesa civil nesses municípios ilustra a despreocupação dos prefeitos. “Muitos prefeitos entendem que a prevenção de desastres não é prioridade. A nossa experiência também indica que muitos não têm na sua formação pessoal uma mentalidade de preparação para desastres.”

Ele informou que mais de 20 mil pessoas foram capacitadas pela Sedec nos últimos anos. “Isso fez com que a Defesa Civil no Brasil crescesse em conhecimento, em repercussão.”.

Bezerra enfatizou que os municípios são os únicos responsáveis pela criação e administração das defesas civis municipais. “Não pode haver interferência do estado ou do governo federal num lugar que não tem [Defesa Civil]”, ressaltou.

Para ele, a falta de preparo para enfrentar desastres pode sobrecarregar o governo do estado. “Quando acontece o desastre, o município pede apoio ao estado e, quando o estado está sobrecarregado, pede apoio ao governo federal. Em Santa Catarina, o estado respondeu a vários municípios ao mesmo tempo.”

De acordo com Bezerra, a Sedec está tomando providências para resolver o problema da falta de defesa civil nos municípios. “Temos conversado com os prefeitos, dizendo a eles que podem ocorrer desastres e que o município tem de estar preparado para isso.”

A partir de amanhã (15), entram no site da Sedec informações sobre as novas capacitações e, dentro de uma semana, o secretário nacional de Defesa Civil enviará aos prefeitos um ofício com diversas informações sobre o enfrentamento de situações críticas.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/sedec-aponta-despreparo-de-mais-de-1-300-municipios-para-enfrentar-desastres)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions