Rondônia, sábado, 31 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 10 de Agosto de 2009 - 14h43

Seduc promove encontro para discutir Educação Escolar Indígena

Assessoria


Uma reunião para discutir, planejar e redefinir ações voltadas para a educação escolar indígena do Estado, bem como prestar contas das ações realizadas até o momento pelo Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEEI/Seduc), aconteceu a partir das 8:00 horas desta segunda-feira (10), no Auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no antigo prédio da Unimed. O evento, “Encontro entre Lideranças e Coordenadores Indígenas”, reuniu 49 participantes – 13 coordenadores e 36 lideranças indígenas.

Sônia Casimiro, gerente de Educação, no ato representando a secretária Marli Cahulla, discorreu sobre a importância do evento. “É muito importante este encontro participativo, onde buscaremos o melhor para a educação nas comunidades indígenas”, disse a gerente de Educação. Ela aproveitou ainda para comunicar sobre o fornecimento de energia elétrica às aldeias. “Existem aldeias que estão próximas das redes de distribuição, o que facilitará a oferta de energia, mas para aquelas localizadas mais distantes, estão sendo providenciados geradores, já que é imprescindível que as comunidades indígenas tenham acesso a este bem, fomentador do conforto e progresso”, arrematou Sônia Casimiro.

Por sua vez, Milva Valéria Garbellini e Silva, subgerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Prodef) valorizou as discussões que sempre acontecem em encontros desta natureza. “As ‘brigas’ nestes casos acontecem sempre no bom sentido e são muito bem vindas, pois é por meio das discussões democráticas que conseguimos avançar na busca de melhorias para a educação escolar indígena”, observou a subgerente do Prodef.

Narai Agoteme Surui, representante indígena no Conselho Estadual de Educação destacou a importância de sua participação naquele órgão colegiado. “Para os indígenas é indispensável a presença de um membro no conselho, pois assim seremos ouvidos na busca de resolução específica para nossa comunidade, pois a Resolução 095 não atende a realidade indígena. A soma de esforços entre o Conselho Estadual de Educação e Seduc será a ferramenta que usaremos para elaborar a nova resolução”, explicou o conselheiro.

Para Josias Gavião, coordenador do Núcleo de Educação Escolar Indígena (Neei) é grande a importância da participação dos indígenas nas reuniões da Seduc. “É a garantia de que seremos ouvidos, principalmente na elaboração do Plano Plurianual (PPA) da educação”, enfatizou Gavião.

Participaram ainda da reunião Dalton Tuparai, presidente da Associação Tuparai; Elizeu Cordeiro Machado, chefe do Núcleo de Educação Escolar Indígena; Lígia Braz Bezerra, chefe do Setor de Educação da FUNAI, Délia Gonçalves Colares, assistente Administrativa, representando Luciana Marina Pepe, procuradora da República (MFP) e Aparecida Meireles, subgerente do Ensino Médio/Seduc.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions