Rondônia, segunda-feira, 21 de junho de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 01 de Junho de 2021 - 07h08

Sem alarde, a greve do leite foi encerrada, mas produtor continua insatisfeito

da Redação


Sem alarde, a greve do leite foi encerrada, mas produtor continua insatisfeito

Sem ação efetiva do poder público e após várias reuniões remotas, a greve dos produtores de leite acabou há pelo menos duas semanas. Não houve alarde ou aviso, mas a insatisfação continua grande. Os laticínios ganharam a disputa e estão pagando entre R$ 1,40 a R$ 1,61 o litro do leite e, raras exceções, disponibilizando bonificações.
No decorrer do protesto, as indústrias alegaram prejuízo há vários meses, mas continuaram mantendo os preços aguardando o cenário econômico melhorar. Como não houve mudança, o prejuízo foi repassado ao pequeno produtor, que não teve escolha a não ser aceitar os termos do mercado.
A Federação dos Produtores de Rondônia (Faperon) enumerou uma série de providências que serão cobradas para melhorar a cadeira produtiva. Veja os principais pontos:


1. Implantar a melhoria genética leiteira como política de Estado nos financiamentos de matrizes para o setor leiteiro; decreto estadual disciplinando a liberação de crédito com registro e aptidão leiteira.

2. Trabalhar Setores responsável do MAPA;trabalhar a capacitação da direção das empresas de laticínios e técnicos públicos no processo de exportação e habilitação junto a APEX; discutir com as Indústrias de Laticínios sua capacidade de fornecimento e adequação para exportação.

3. Identificar à situação das agroindústrias paradas, e tomar medidas para o funcionamento estratégico do setor leiteiro no Estado.

4. Mapear e relacionar as agroindústrias assistidas com profissionais públicos por município.
Apresentar proposta alternativas para atendimento as pequenas agroindústrias.

5. Aumentar o limite do valor de comercialização do protutor no patamar de 20% sobre o teto individual do financiamento do PRONAF nos Programas PNAE, PAA E outros.

6. Organizar os produtores nos municípios em grupos de interesse, associações e cooperativas localizadas.

7. Apoiar os grupos de produtores de leite com estrutura físicas de tanques de resfriamento de leite de 1.000 e 2.000 litros para venda conjunta do leite nos moldes de leite spot.

8. Aumentar a capacidade de negociação do leite in natura modelo leite spot de oferta diária nas grandes bacias leiteiras dos municípios.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions