Rondônia, quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 20 de Outubro de 2018 - 10h08

Sema dá início a cadastro para castração de cães e gatos

da Redação


Sema dá início a cadastro para castração de cães e gatos

Dando continuidade à política de proteção à vida animal implantada pela prefeitura de Porto Velho a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), iniciou a nova etapa de inscrição para a castração de cães e gatos do município para o ano de 2019. O procedimento será feito por uma equipe de veterinários da Faculdade Fimca que já realizou mais de 100 castrações este ano.

O secretário de meio ambiente, Robson Damasceno, explica que a secretaria possui três convênios em andamento sendo que um já está em execução com a faculdade Fimca através de compensação ambiental. “Nós pretendemos finalizar o ano com 300 castrações feitas na capital. As vagas para este ano já esgotaram, mas as pessoas podem nos procurar porque já estamos cadastrando para o ano que vem”, explicou o secretário.

Para realizar a castração do animal o interessado precisa se enquadrar em alguns critérios exigidos e o principal é receber menos ou até dois salários mínimos. “Quem se encaixar nesse perfil pode procurar a Sema para pegar sua guia de inscrição que irá garantir a castração de cães e gatos. Em janeiro de 2019, essas pessoas serão procuradas pela nossa equipe que irá informar o dia que ela terá que levar seu animal para realizar o procedimento”, esclareceu.

Antes da realização da cirurgia, o animal passará por uma bateria de exames para saber se ele está em boas condições de saúde. “Esse também é um dos critérios porque o animal precisa estar bem para passar pelo processo de castração”, completou Robson Damasceno.

Os interessados devem procurar a secretaria de meio ambiente que fica localizada na Avenida Brasília, Bairro São Cristóvão.

Outros serviços

Para o ano que vem a Sema irá colocar em prática o projeto de proteção aos animais que se encontram doente ou que sofreram algum tipo de acidente. “Para os animais receberem esse cuidado os proprietários também precisam ganhar menos ou até dos salários mínimos para poder ter esse atendimento. Todo esse trabalho é para o bem estar dos nossos animais da nossa capital”, informou.

Maus tratos

A política de proteção aos animais também trata de penalidade por maus-tratos por parte do responsável pelo animal. Ao receberem a informação que algum animal está sofrendo maus-tratos, a equipe composta por um veterinário e um fiscal do meio ambiente se desloca até o local para averiguar. “Se for constatado que o animal está sendo maltratado, o responsável é penalizado conforme a lei manda. Dependendo do caso, a multa por maus-tratos pode chegar a R$ 100 mil”, alertou o secretário.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3901-1331 ou pessoalmente na secretaria localizada na Avenida Brasília, Bairro São Cristóvão.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/sema-da-inicio-a-cadastro-para-castracao-de-caes-e-gatos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions