Rondônia, quinta-feira, 24 de junho de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 19 de Maio de 2021 - 18h43

Semusa abre vacinação sem agendamento para pessoas com mais de 50 anos com comorbidades

da Redação


Semusa abre vacinação sem agendamento para pessoas com mais de 50 anos com comorbidades

Porto Velho abre, apenas nesta quinta-feira (20), das 9h às 16h, no Campus I da Faculdade Uniron, na Avenida Mamoré, zona Leste da capital, a vacinação por demanda espontânea para pessoas com comorbidades acima de 50 anos.

Segundo a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, a vacinação por demanda espontânea está sendo realizada pelas particularidades da vacina da Pfizer, que atende este grupo: “Hoje nós recebemos mais um lote de Pfizer e com esse novo lote já estamos organizando atender um novo público, com isso, precisamos utilizar essas doses”, explica.

Hoje o município está atendendo pessoas com 50 anos ou mais, porém, com a chegada de 4.680 doses, a ideia é baixar a faixa etária para a partir de 45 anos.

As doses da Pfizer chegaram ao estado e ficam apenas com o município de Porto Velho por conta das características de armazenamento da vacina.

A Semusa reforça que, à medida que for recebendo novas remessas de imunizantes, irá convocar a população para receber a aplicação e que continuará organizando o fluxo através do SASI.

COMORBIDADES

São definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme e obesidade grave.

Comprovação

A comprovação da comorbidade é obrigatória e deverá ser realizada no ato da vacinação, conforme recomendações do PNI. Serão aceitos como comprovação de doença pré-existente: exames, receitas, relatório ou laudo médico, prescrição médica emitidos entre 2019 e 2021. Além disso, o cartão do BPC, hiperdia, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência também servem como comprovantes, entre outros.

Segunda dose

Além do uso de Pfizer para a primeira aplicação, nesta quinta-feira a Semusa continua com a aplicação de segunda dose de Coronavac, na Faculdade Fimca, da seguinte forma:

Das 9h às 13h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 09/04 até15/04
Das 13h às 16h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 16/04 até 21/04


A Divisão de Imunização reforça que a imunização de Coronavac com a segunda dose acontece das 9h às 16h, sem a necessidade de gerar filas, já que todos que receberam a primeira dose nas datas estipuladas irão receber a segunda dose.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions