Rondônia, terça-feira, 17 de setembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 09 de Setembro de 2019 - 12h56

Semusa continua vacinação contra Sarampo

da Redação


Semusa continua vacinação contra Sarampo

Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou há um mês e continua vacinando crianças com idades de seis meses a um ano contra o Sarampo. O objetivo é prevenir a doença, evitando a circulação do vírus no município, e vacinar as 4.400 crianças do grupo prioritário. A recomendação oficial é para que as pessoas que não se vacinaram seus filhos procurem uma Unidade de Saúde para a imunização.

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.

De acordo com o gerente interino da Divisão de Imunização da Semusa, Luiz André Pereira, a vacina está disponível diariamente nas unidades de segunda a sexta-feira, com dose suficiente para atender todo o público alvo. “Não é uma campanha igual as demais que normalmente é feito o chamamento. É muito importante que os pais levem suas crianças porque é a intensificação da vacina, e uma forma de prevenção”, disse o gerente interino.

O mesmo trabalho que acontece dentro da cidade na prevenção do vírus, as equipes também levam para a população que mora nos distritos, e baixo madeira da capital. “Nós disponibilizamos a vacinação em todas as unidades, atuando na zona urbana e rural do município”, destacou Luiz André.

As contraindicações para receber a vacina são: ocorrência de hipersensibilidade após recebimento da vacina, estar com febre, uso de corticoide em dose imunossupressora por tempo superior a 14 dias, paciente com imunodeficiência grave, gestante.

Para vacinar, basta levar o cartão de vacina da criança e um documento com foto da criança, acompanhada de um responsável.

Sintomas

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/semusa-continua-vacinacao-contra-sarampo)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions