Rondônia, quinta-feira, 25 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 08 de Março de 2019 - 10h52

Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca

da Assessoria


Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza o acompanhamento das famílias que estão alojadas no ginásio Fidoca, devido a cheia do rio Madeira, em Porto Velho.

Técnicos de imunização, vigilância sanitária e controle de zoonoses estiveram no ginásio para fazer levantamento das principais necessidades e condições de saúde dos desabrigados.

Os cartões de vacinas das crianças e adultos foram conferidos e enfermeiros também orientaram as famílias sobre a higiene e prevenção de doenças. De acordo com a gerente de imunização, Elizeth Gomes, nessa primeira visita, foi feito apenas um levantamento. “Nosso papel é prevenir para que não venha ocorrer doenças”.

Como o ginásio fica próximo a unidade básica de saúde Agenor de Carvalho, os profissionais de saúde da unidade são orientados para o atendimento a essa demanda. “Uma equipe de saúde da família vai fazer o acompanhamento também com visitas a essas pessoas”, informou Igor Amorim, gerente da Divisão de Estratégia de Saúde da Família.

A Vigilância Sanitária e controle de zoonoses também estiveram no local para inspecionar a estrutura do abrigo e verificar a presença de animais, para que as medidas necessárias sejam tomadas, para evitar problemas quanto a presença desses animais. Também foi dada orientação para evitar contaminações.

O plano de ação da Semusa, tem como estratégia colocar em prática medidas de prevenção e controle para evitar surtos e epidemias, principalmente de leptospirose e diarreias associadas a ocorrência de enchentes.

As unidades de saúde estão orientadas a dar prioridade a pacientes que apresentem os sintomas da doença, que podem ser febre, cefaleia, vômito, diarreia, dor pelo corpo, dor na panturrilha (batata da perna), coloração amarelada da pele e das mucosas ou sintomas de gripe.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/semusa-faz-acompanhamento-de-desabrigados-no-ginasio-fidoca)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions