Rondônia, quinta-feira, 19 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 16 de Junho de 2018 - 08h38

Semusa realiza ações na Zona Norte, após confirmação de morte de macaco por febre amarela

da Redação


Semusa realiza ações na Zona Norte, após confirmação de morte de macaco por febre amarela

Após confirmação de um macaco morto por febre amarela silvestre em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou na sexta-feira (15), uma ação de bloqueio na área de mata no entorno do Bairro Alphaville, na Zona Norte. A análise do material foi realizada pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

“Deixamos claro para a população que não há necessidade de pânico, pois não há surto”, esclareceu a secretária Eliana Pasini. Ela destacou ainda que Porto Velho tem uma alta cobertura vacinal em relação a febre amarela. “Há mais de 60 anos a vacina da febre amarela faz parte da nossa rotina”, completou.

A técnica em Saúde da Semusa, Régia Martins, explicou que o bloqueio consiste na visita domiciliar na área de risco para averiguar se continuam aparecendo animais mortos, e possíveis casos suspeitos.

Régia Martins afirmou que está sendo realizada também pesquisa, controle vetorial, ações de educação e saúde e combate do Aedes aegypti. “Essa precaução se deve ao fato da transmissão do vírus, na área urbana, ocorrer por meio do mosquito", declarou.

Vacinação

A gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, informou que a partir da terça-feira,19/6, as equipes iniciam a vacinação casa a casa na área de invasão próxima onde ocorreu o caso de febre amarela silvestre.

Elizeth afirmou também que o Município tem doses suficientes para atender a população, por isso não há necessidade das pessoas irem todas de uma vez aos postos de saúde. Ela alertou ainda que só serão vacinados novamente aqueles que não tiverem o comprovante de imunização. “Por isso a importância de guardar esse documento”.

Idosos

Em relação as pessoas com mais de 60 anos, a técnica esclareceu que elas só devem tomar a vacina após avaliação médica. “Esta precaução é evitar possíveis reações alérgicas”, observou.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions