Rondônia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 21 de Fevereiro de 2009 - 11h20

Semusa vai distribuir 140 mil preservativos em Porto Velho

Assessoria


O Ministério da Saúde alerta para a triplicação dos casos de Aids entre mulheres, principalmente na faixa etária acima de 50 anos. A campanha do carnaval 2009 do ministério tem o slogan “Sexo não tem idade pra acabar, proteção também não”
Em Porto Velho, segundo os últimos levantamentos da Divisão de Vigilância por Transmissão Sexual do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, a incidência dos casos de Aids registrados, em mulheres na faixa etária de 20 a 49 anos e acima de 50 anos, duplicou nos últimos dez anos. Já no sexo masculino , a incidência triplicou.

O primeiro caso de AIDS em Porto Velho foi diagnosticado em 1987 e desde então foram notificados 1.232 casos de AIDS, sendo que 60% dos casos no sexo masculino e 40% no sexo feminino. Desse total 955 casos são residentes em Porto Velho.
Durante o carnaval, a Semusa vai distribuir 140 mil preservativos, 20.000 folderes para os foliões. Os profissionais envolvidos na campanha de vão estar nos principais pontos carnavalescos para distribuir o material educativo.

As causas e conseqüências

Alguns fatores podem contribuir para a vulnerabilidade das mulheres à aids, como a desigualdade nas relações de poder; maior dificuldade de negociação das mulheres quanto ao uso de preservativo; violência doméstica e sexual; discriminação e preconceito relacionados à raça, etnia e orientação sexual; além da falta de percepção das mulheres sobre o risco de se infectar pelo HIV.

A faixa etária que apresenta o maior número de casos notificados é a de adultos jovens, onde provavelmente a transmissão ocorreu durante a adolescência. Em primeiro lugar está a faixa etária de 20 a 34 anos com 45,34% dos casos notificados (559 casos); seguidos pela faixa etária de 35 a 49 anos com 39,58% dos casos (488 casos).

Com as atividades de orientação e prevenção, a Semusa quer despertar nos adultos e nos idosos a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, principalmente entre mulheres acima de 50 anos, na qual a taxa de incidência da aids aumentou 1.9 vezes nos últimos dez anos.

A Semusa já faz um acompanhamento às pessoas vivendo com HIV, para as quais são realizadas atividades de assistência médicas, odontológicas, farmacêuticas, nutricionais, apoios diagnóstico, psicológicos e sociais, mas paralelo a essas atividades, as campanhas são permanentes para conscientizar a população de que a prevenção ainda é a melhor aliada na contenção do número de casos de Aids. ” Além de todas atividades, nós estaremos em plantão permanente para qualquer notificação de casos novos das doenças que necessitam de intervenção rápida” alertou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental Régia Martins.

PROGRAMAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS – CARNAVAL 2009

21/02/2009
BANDA DO VAI QUEM QUER
Ação: Barraca para distribuição de preservativo, com orientação para o controle das DST/HIV.
Horário: 14:30h
Encerramento: previsão 18:00h

22/02/2009
DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA
Ação: Barraca para distribuição de preservativo, com orientação para o controle das DST/HIV.
Horário: 18:30h
Encerramento: previsão 02:00h
Local: Passarela do Samba: Av dos Imigrantes (entre Av Rio Madeira e Av Gov Jorge Teixeira – Bairro Industrial).

23/02/2009
DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA.
Ação: Barraca para distribuição de preservativo, com orientação para o controle das DST/HIV.
Horário: 18:30
Encerramento: previsão 01:00h
Local: Passarela do Samba: Av dos Imigrantes (entre Av Rio Madeira e Av Gov Jorge Teixeira – Bairro Industrial).

24/02/2009
CARNALESTE
Ação: Barraca para distribuição de preservativo, com orientação para o controle das DST/HIV.
Horário: 15:00 h
Encerramento: previsão 18:00h
Local: Rua Alexandre Guimarães com José Amador dos Reis

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/semusa-vai-distribuir-140-mil-preservativos-em-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions