Rondônia, terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 28 de Fevereiro de 2008 - 17h28

SENAI e Odebrecht fecham parceria para capacitação profissional técnica

UNICOM – Sistema Indústria


SENAI e Odebrecht fecham parceria para capacitação profissional técnica
O Sistema Indústria, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO) e a Construtora Norberto Odebrecht (CNO) assinaram na tarde da última quarta-feira, 27, um termo de cooperação técnica para qualificar cerca de 15 mil trabalhadores, nove mil dos quais devem trabalhar diretamente na construção usina hidrelétrica de Santo Antonio. A ação da CNO visa oferecer qualificação específica para a mão-de-obra de Rondônia, com a parceria do SENAI, prestigiando assim os trabalhadores do Estado e reduzindo o impacto social negativo que a grande construção poderia ter, ao priorizar a contratação de trabalhadores do estado. O consórcio Madeira Energia S/A foi vencedor do leilão para construção da Usina de Santo Antonio, e é formado pela Construtora Odebrecht e Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura, com 18% de participação. Também compõe o consórcio as empresas FURNAS (39%), CEMIG (10%), Andrade Gutierrez (12,4%) e Fundo de Investimentos em Participações (20%). Outras grandes empresas como Votorantin Energia e Vale, já demonstraram interesse em participar no consórcio também.

Para o presidente do Sistema Indústria (FIERO, SENAI, SESI e IEL), Euzébio Guareschi, a competitividade demonstrada pelo Consórcio ao vencer um leilão muito concorrido é uma exigência de mercado, e deve ser continuada, é uma das razões para que a marca SENAI participe do processo. “Queremos ser parceiros em busca da excelência; deve haver a mesma determinação para alavancar a economia de Rondônia, que o Grupo Odebrecht demonstra no Brasil e no exterior”, diz Guareschi.

O diretor de contratos do Consórcio Madeira, José Bonifácio Pinto Júnior, enfatiza que Rondônia mudará de patamar de desenvolvimento e vai precisar de gente qualificada. O gerente administrativo e financeiro do Consórcio Antônio Cardille, também compartilha da idéia e diz que o Estado vai exportar tecnologia para o mundo, a partir das empresas que aqui se instalarão para atender, inicialmente, a construção da Usina.

Para a obra ter sucesso, a expectativa é admitir 70 a 80% da mão-de-obra local, mas inserir alguns profissionais experientes para treinar os demais, mesclando-os assim com gente nova.

José Bonifácio informou ainda que o Consórcio Madeira Energia irá investir cerca de R$ 700 milhões no Programa Básico Ambiental da obra, em medidas compensatórias e de responsabilidade social. Adicionalmente, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê o investimento de aproximadamente R$ 650 milhões para Rondônia, sendo parte do dinheiro destinado para realizar obras de saneamento básico, como esgotamento sanitário e distribuição de água potável, pavimentação de vias, construção de residências e outras obras de infra-estrutura. Desta forma, vai assegurar salário e renda para os trabalhadores e progresso para o Estado.

Projeto Acreditar

O Projeto Acreditar – Programa de Qualificação Profissional Continuada – desenvolvido pela Odebrecht tem como parceiro o SENAI-RO e visa qualificar e preparar mão-de-obra específica para as usinas. O programa tem em vista a realidade atual, considerando que 30% da mão-de-obra é local e 70% são importados de outros lugares. Nesse sentido, o Acreditar quer qualificar esse percentual maior do próprio município e localidades próximas.

O Projeto prolonga-se até 2010 e estima capacitar nove mil pessoas e oferecer qualificações como, por exemplo, eletricista de corrente alta, operador de escavadeira, mecânica pesada, pedreiro, soldador entre outras.

A inscrição para o Programa já estão abertas, podendo ser feitas em 10 postos: Marcos Freire - Escola Marcelo Candia (Rua Petrolina, 10.804), Jardim Santana - Escola Ulisses Guimarães (Rua Góiás, 10.015), Lagoa - Escola Orlando Freire (Av. Rio de Janeiro, 4864), bairro JK II - Escola São Luiz (Rua Mario Andreazza, 8168), Esperança da Comunidade - Escola Flora Calheiros (Rua Afonso Pena, 1643), Nova Floresta - Escola Eduardo Lima e Silva (Rua Daniel Neri, 1089), Cidade do Lobo - Escola Claudio Manoel da Costa (Rua João Elias de Souza, 301), Mariana / São Francisco - Escola Jânio Quadros (Rua Rosalina Gomes, 9991), Centro e região - Escola Barão de Solimões (Rua José Bonifácio, 351.) e Nacional (unidade móvel) - Escola Osvaldo Piana (Estrada do Canil s/n).

Para fazer a inscrição é necessário levar documentos pessoais como carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência, certificado de reservista ou de dispensa e no caso de alguns cargos carteira de motorista tipo D ou E.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions